José Sarney, senador| Foto: Waldemir Barreto/ Ag Senado

Em alta

Christiane Yared

Novata na política, a candidata do PTN surpreendeu e fez mais de 200 mil votos, se tornando a deputada federal mais votada do Paraná.

Em baixa

João Vaccari

O tesoureiro do PT, substituto de Delúbio Soares, foi apontado por Alberto Youssef como distribuidor de dinheiro do esquema da Petrobras.

CARREGANDO :)

Pinga-fogo

"PT: o partido dos 3%."

Fernando Francischini (SD-PR), deputado federal, comentando sobre a propina do esquema de corrupção na Petrobras.

Fernando Francischini, deputado federal

Sem mandato a partir do ano que vem, o ainda senador José Sarney (PMDB-AP, foto) deve se concentrar no Maranhão. A julgar pelo artigo que escreveu em seu jornal no dia da eleição, tentando vincular o governador eleito, Flávio Dino (PCdoB,), aos ataques de ônibus em São Luís, poderá fazer de sua coluna no periódico sua tribuna para atacar o futuro governador e defender a filha, Roseana Sarney (PMDB), que deixa o comando do Maranhão e teve seu candidato derrotado por Dino. O objetivo é tentar fazer Roseana voltar ao Palácio dos Leões em 2018. Essa estratégia, no entanto, depende principalmente de duas variantes: o desempenho de Dino à frente do governo e o efeito que terá a delação premiada do ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa que, de acordo com informações divulgadas até agora, teria implicado Roseana no esquema de recebimento de propinas. Ela nega qualquer participação em irregularidades.

Publicidade

De passagem

O deputado federal reeleito Jean Wyllys (PSol-RJ) estará em Curitiba na segunda-feira. Ele vai participar da Semana de Comunicação promovida pelo curso de Comunicação da UFPR. Defensor dos direitos dos homossexuais, o deputado aproveitará a passagem pela cidade para dar entrevistas sobre esse e outros temas.

Pessuti sobe

Um dos filhos do ex-governador Orlando Pessuti (PMDB) acaba de conseguir uma promoção na Copel. Felipe Pessuti foi escolhido superintendente de mercado de capitais. Segundo a família, no entanto, não se trata de uma escolha política. Felipe é concursado e está na Copel há cinco anos. Já ocupava um posto de gerência e agora subiu mais um degrau na carreira. Ou seja: em tese, nenhuma relação com o fato de seu pai ter apoiado a reeleição de Beto Richa (PSDB).

Bandeira branca

Publicidade

O prefeito Gustavo Fruet (PDT) recebe nesta segunda-feira os vereadores da bancada evangélica da Câmara de Curitiba. Em pauta, a publicação pela equipe de mídias sociais da prefeitura de uma mensagem celebrando um casamento coletivo homoafetivo, que irritou os vereadores. Segundo a bancada, a própria prefeitura já acenou com bandeira branca, mostrando que está disposta a negociar um caminho que não cause constrangimentos a ninguém.

Colaboraram: Guilherme Voitch, Rogerio Waldrigues Galindo e Taiana Bubniak.