A corrupção está pior, inegavelmente. Basta ver os valores envolvidos nas denúncias de corrupção. A corrupção existiu. Mas nessa quantidade, com esse número de envolvidos, nunca ocorreu.

CARREGANDO :)

Isso diminui a qualidade das decisões políticas. A decisão passa a ter como referência os atos de corrupção. Então você piora o funcionamento do sistema democrático e o exercício da administração pública.

Opinião de Roberto Romano – A corrupção é a exacerbação do exercício do poder

Já há muito tempo que venho falando que o sistema de funcionamento do Estado brasileiro gera corrupção. É que há uma centralização excessiva do fluxo de impostos. Qualquer município e estado que desejar implantar políticas públicas nas áreas de educação, saúde, segurança ou infraestrutura, obrigatoriamente, precisará do apoiar o governante de plantão do Planalto.

Leia a matéria completa
Publicidade

As decisões não são tomadas pela importância do fato, mas pela conveniência, pelo “é dando que se recebe”. Isso tem um efeito muito nocivo na máquina pública, no poder Legislativo e, infelizmente, algumas vezes, até com repercussão no Judiciário.

A crise foi produzida pelo Executivo, que não teve competência depois para gerir a crise, e depois tenta socializá-la, imputando ao Legislativo culpa pelo agravamento da crise. Isso não me parece correto. A crise é produto do governo, em uma situação econômica externa favorável, basta ver os índices de crescimento de outros países e até da América Latina. Portanto a crise é do governo Dilma, foi ampliada pela incompetência do governo Dilma – que agora quer socializar a crise empurrando para o colo da oposição a culpa pelo agravamento da situação. Não concordo. A crise é do governo Dilma.

As votações no Congresso que impactaram nos cofres públicos foram questões residuais, menores, que não tiveram interferência direta no agravamento da crise. O governo sempre busca construir uma narrativa falsa. É a história da mentira incorporada à prática política do lulopetismo. É inegável que a crise foi criada, gestada e administrada pelo lulopetismo. Quando vamos sair disso, ninguém sabe. Por isso o impeachment é fundamental. É o início de um longo caminho de recuperação, que não será feita do dia para a noite porque o estrago foi tão grande que é muito difícil sair dessa.

Sem o impeachmnt, as crises política, ética e econômica vão se agravar ainda mais, com o agravante de termos, lá para frente, o que seria uma tragédia, uma crise social.

Publicidade