Na cerimônia de comemoração ao Dia do Meio Ambiente, a ministra Marina Silva elogiou a elite empresarial brasileira, afirmando que muitos empresários estão fazendo doações a projetos de preservação do meio ambiente. Segundo a ministra do Meio Ambiente, os empresários são a elite pensante do país e são capazes de fazer concessões.
- A desgraça de um país não é a sua elite, é não tê-la. A elite é capaz de negociar, de fazer concessões. Falo na elite no sentido positivo. Os empresários do Brasil também agem estrategicamente e constituem a elite pensante deste país - disse a ministra, citando doações no valor de US$ 1 milhão para projetos de conservação do meio ambiente.
O presidente Lula anunciou a retomada das obras da BR-163, que atravessa a Amazônia, de Cuiabá (MT) a Santarém (PA), e disse que sempre haverá descontentes, apesar de avanços como esse. Lula disse que a pavimentação da BR-163 é uma demanda de muitos anos e que pode "demarcar a idade da razão na Amazônia brasileira".
- Falta muito, mas quando a gente consegue construir um metro sempre aparece alguém querendo destruir o que a gente fez. Sempre haverá um descontente, mas vamos mostrar um exemplo ao mundo de como os brasileiros não são predadores como dizem no exterior - disse o presidente.
Lula disse que as obras de pavimentação da BR-163 não estavam em seu programa de governo, mas que resolveu incluí-la depois que se criaram as condições de preservação ambiental da região. Na verdade, na cerimônia Lula e a ministra Marina anunciaram medidas que são o desdobramento da criação do distrito florestal sustentável da BR-163, criado em fevereiro deste ano. Na solenidade, foram assinados atos que foram previstos em fevereiro.
Nesta segunda-feira, Lula assinou os decretros de criação da Reserva Estrativista Rio Iriri, em Altamira (PA), da Reserva Estrativista Terra Grande-Pracuuba, no Pará, do Parque Nacional do Juruena, no Amazonas e no norte do Mato Grosso, e ainda a Reserva Estrativista de Canavieiras, na Bahia. Lula prometeu que a obra da BR-163 estará pronta dentro de dois a três anos e que agora serão iniciados dois trechos. Também foram assinadas legalizações de terras de pequenos propreitários dentro do distrito florestal sustentável da BR-163.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink