O presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, conduziu na última terça-feira uma reunião com o presidente do PT paranaense, deputado Ênio Verri, para discutir, entre outros assuntos, um possível caminho na tentativa de contornar o estremecimento nas conversas com o senador Osmar Dias (PDT, foto) por uma aliança entre os dois partidos na disputa pela sucessão estadual. Segundo Verri, que voltará a se encontrar com Dutra na semana que vem, o PT ainda mantém a preferência por Osmar na construção de alianças. "Mas, como as coisas não andaram na velocidade em que queríamos, a hipótese de candidatura própria foi levantada", explicou. De acordo com informações do jornal O Globo, o PT nacional deve se reunir nos próximos dias com Osmar e com o Ministro do Trabalho e presidente nacional do PDT, Carlos Lupi. "Ainda não desistimos da aliança. Vamos trabalhar. Onde há vida há esperança", afirmou Dutra.
Aliás...
A pré-candidata petista à Presidência da República, Dilma Rousseff, cancelou a visita que faria a Curitiba amanhã, onde se encontraria com empresários e também com o governador Orlando Pessuti (PMDB). Segundo o PT estadual, devido a um "desencontro de agenda", a ex-ministra não conseguiria dar conta de todos os compromissos marcados para o dia. Por isso a visita foi transferida, mas ainda não tem data confirmada. "Acordamos de que ela virá pelo menos uma vez por mês ao Paraná, e vamos continuar honrando esse compromisso", garantiu o presidente do PT local, Ênio Verri.
Confusão
Universitários de várias cidades do Norte do Paraná fizeram ontem uma manifestação em frente à Universidade Estadual de Londrina (UEL), cobrando o afastamento do deputado Nelson Justus (DEM) da presidência da Assembleia Legislativa e de toda a Mesa Diretora da Casa. Com faixas, cartazes e vestindo lençóis para parecerem fantasmas, os estudantes interromperam por várias vezes o trânsito na PR-445, provocando um longo congestionamento no local. Esse foi o primeiro protesto do Movimento Caça-Fantasmas no interior do estado, desde o início da série de reportag ens "Diários Secretos", publicadas pela Gazeta do Povo e pela RPC TV.
Sensível à defensoria
A Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais está comemorando a articulação política que surgiu no Paraná para a criação de uma Defensoria Pública no estado. Segundo a entidade, o governador Orlando Pessuti se mostrou sensível à causa e pode reverter uma situação que já dura 20 anos. Paraná e Santa Catarina são os únicos estados que não contam com uma defensoria, prevista na Constituição Federal.
De repente, amigos
O senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) elogiou o pré-candidato tucano à Presidência, José Serra, na tribuna do Senado. "Ele está diferente. Está o Serrinha paz e amor", disse. Os dois sempre tiveram conflitos políticos, desde quando Jereissati apoiou Ciro Gomes (PSB) na eleição de 2002, em vez de seu colega de partido. Este ano, porém, ele afirma que o clima no Ceará está bom para Serra e, inclusive, o comparou com a adversária, a ex-ministra Dilma Rouseff (PT). "A Dilma passa tanto rancor que o Serra fica meigo ao lado dela."
Twittadas
O deputado federal Dr. Rosinha (PT) cutucou, por meio do Twitter, o deputado estadual Rafael Greca (PMDB), no dia em que o peemedebista assumiu uma cadeira na Assembleia, no lugar do parlamentar cassado Mauro Moraes (PSDB). "Senhor Greca, tome vergonha e vá cuidar da tua nave, que nunca navegou", disse Rosinha, em referência à nau dos 500 anos do Brasil, projeto de Greca quando era ministro do Turismo, em 2000. Minutos depois, Greca rebateu: "Nunca tive nave, não sou marinheiro. Clube Naval do Rio guarda Nau. Paraná aguarda verdade dos fatos sobre denúncias de @olhoaberto", em referência a denúncias de um blog contra o deputado petista.
* * * * * *
Pinga-fogo
"A senhora é disparadamente mais bonita pessoalmente. É solteira ou casada? (...) Ê, Matilde, está correndo risco em casa, hein!"
Do apresentador José Luiz Datena, do programa Brasil Urgente da TV Bandeirantes, ao ouvir da ex-ministra Dilma Rousseff que ela está solteira.