Cinquenta e três personalidades serão condecoradas hoje com a Ordem Estadual do Pinheiro, a maior honraria do Paraná. A homenagem será feita na data em que o estado completa 160 anos de emancipação política. Veja quem são alguns dos homenageados:
Waltel Branco, maestro e compositor
Domício Pedroso, artista plástico
Letícia Sabatella, atriz
Luiz Alberto de Melo, ator
Alexandre Nero, cantor e compositor
Márcio Abreu, diretor de teatro
Marta Morais da Costa, escritora e professora
Luiz Antônio Solda, cartunista
Odilo Pedro Scherer, arcebispo metropolitano de São Paulo
José Serra, ex-governador de São Paulo
Alvaro Dias, senador
Orlando Pessuti, ex-governador do Paraná
Mário José Gonzaga Petrelli, empresário
Reni Muffato, empresário
Jörg Hofmann, empresário
Adriano Hübner, empresário
Milton Serligman, empresário
Edson Campagnolo, presidente da Federação das Indústrias do Paraná
Mudanças no regimento
Vereadores de Curitiba aprovaram ontem, em primeiro turno, duas alterações no Regimento Interno da Câmara Municipal. As mudanças são relacionadas à Comissão de Acessibilidade, Mobilidade Urbana e Plano Diretor do Legislativo. A alteração retira da comissão a competência sobre mobilidade urbana e temas ligados ao Plano Diretor da cidade. Pela proposta, esses assuntos voltam para a Comissão de Urbanismo e Obras Públicas.
Mudanças estruturais
O governo do estado enviou ontem à Assembleia Legislativa projeto de lei para adequar as carreiras, os cargos e a remuneração dos servidores do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar). Na justificativa da proposta, que não traz o impacto financeiro da medida, o Executivo afirma que o Iapar tem dificuldades para a contratação e retenção de talentos, em virtude dos salários pouco competitivos em relação ao mercado. O projeto só será votado em 2014.
Nova regra
Quem estiver fora de seu domicílio eleitoral na próxima eleição poderá votar para presidente nos municípios com mais de 200 mil habitantes e nas capitais. A regra foi aprovada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Falecimento
O senador João Ribeiro (PR-TO), de anos 59, morreu ontem devido a complicações de um transplante de medula óssea. Ele foi diagnosticado com leucemia e estava internado em um hospital de São Paulo há um mês.
Curto-circuito
O atraso nas obras da Arena da Baixada para Copa do Mundo tem causado mal-estar nas relações entre a prefeitura de Curitiba e a diretoria do Atlético Paranaense. A temperatura chegou ontem ao limite, disse uma fonte.
O número
768 propostas foram analisadas pela Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Paraná em 2013. Entre elas, foram 472 projetos de lei, dos quais 337 receberam parecer favorável.
Pinga-fogo
"Só o Congresso pode fazer as leis. É importante que o Supremo saiba disso e o TSE [Tribunal Superior Eleitoral] também."
Renan Calheiros (PMDB-AL), presidente do Senado, sobre a discussão no Judiciário do financiamento de campanhas.
Colaboraram: Bruna Maestri Walter, Guilherme Voitch, Euclides Lucas Garcia e Angieli Maros.
Deixe sua opinião