Pinga-fogo
"Se vingaram no processo do mensalão. Todos os partidos têm caixa dois. Qual não tem? O Fernando Henrique Cardoso comprou uma fazenda com caixa dois. E ele não sabe a diferença entre uma abóbora e uma melancia."
João Pedro Stédile, líder do MST, sobre o processo do mensalão.
O posicionamento do PMDB do Paraná nas eleições de outubro pode variar do apoio à reeleição do governador Beto Richa (PSDB), à adesão à campanha de Gleisi Hoffmann (PT) ou à candidatura própria. Na segunda-feira, o senador Roberto Requião (PMDB) afirmou que, se não for candidato, Gleisi não conseguirá chegar ao segundo turno e Richa será reeleito. O deputado estadual Tadeu Veneri (PT, foto), rebateu as declarações ontem, em entrevista à rádio CBN. "Se ele [Requião] for candidato, é bom para a democracia, mas ele é um candidato como qualquer outro. Dizer que ele é o salvador da pátria é exagero", criticou o deputado, que aproveitou para dizer que o "excesso" é a marca registrada de Requião.
Indefinição
Após quase duas horas de reunião, a bancada do PT na Câmara dos Deputados não conseguiu escolher quais comissões pretende pleitear e vai solicitar ao presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), mais uma semana para definir suas prioridades. O partido tem direito a escolher três das 21 comissões, mas não houve consenso entre as correntes. O único consenso, segundo o deputado Vicentinho (PT-SP), é que o partido vai pleitear a presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a mais importante da Casa. O partido também deve pedir a presidência da Comissão de Direitos Humanos.
Novos presidentes
As duas comissões mais importantes da Câmara de Curitiba elegeram seus presidentes para o ano de 2014. Pier Petruzzielo (PTB) assumiu a Comissão de Legislação e Justiça no lugar de Julieta Reis (DEM). Já na Comissão de Economia e Finanças, responsável pela análise do orçamento municipal, Serginho do Posto (PSDB), que já havia exercido o cargo em 2012, assume no lugar de Professora Josete (PT).
Viagens
A Câmara de Curitiba aprovou na sessão de ontem dois pedidos de informações do vereador José Carlos Chicarelli (PSDC), questionando as viagens do prefeito Gustavo Fruet (PDT) e do presidente do Ippuc Sérgio Póvoa Pires para a África do Sul. O vereador pede documentos que comprovem como foram pagas as despesas, um relatório dos resultados obtidos na viagem e o período de estadia dos dois fora do país.
Maluf condenado
O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) multou ontem o deputado federal Paulo Maluf em R$ 5 mil reais por propaganda eleitoral antecipada, veiculada na internet em novembro de 2013. A representação foi proposta pelo Ministério Público Eleitoral e é o primeiro caso de propaganda extemporânea para as eleições de 2014 julgado pelo TRE-SP. A corte paulista entendeu que Maluf pediu votos na entrevista concedida ao site do Universo Online (UOL).
Xangai
O ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha, pré-candidato do PT ao governo de São Paulo, comparou ontem o estado de São Paulo a Xangai, na China, para atacar o governo do PSDB na área da educação. "Durante 20 anos perdemos a oportunidade de termos uma política duradoura de educação para São Paulo", afirmou. Durante visita a Araras, Padilha afirmou que para São Paulo voltar a crescer rapidamente e se manter como a "locomotiva do país" é preciso investir em educação.
Colaboraram: Katna Baran, Chico Marés e Taiana Bubniak.
Governadores e oposição articulam derrubada do decreto de Lula sobre uso da força policial
Tensão aumenta com pressão da esquerda, mas Exército diz que não vai acabar com kids pretos
O começo da luta contra a resolução do Conanda
Governo não vai recorrer contra decisão de Dino que barrou R$ 4,2 bilhões em emendas