O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.
Movimentos de rua:Escrito e editado pouco tempo após as jornadas de junho, Cidades Rebeldes é uma primeira análise dos movimentos de rua e suas articulações na rede. Feito colaborativamente, em parceria com o portal de esquerda Carta Maior e com apoio da Fundação Rosa Luxemburgo, o livro traz análises de sociólogos como David Harvey, Slavoj Zizek e Ermínia Maricato, entre outros.| Foto:
Passe Livre:O surgimento do Movimento Passe Livre, os membros desse grupo político sem lideranças e o papel que ele desempenhou na mobilização social e na formação da opinião pública são questões abordadas no ensaio do jovem repórter Piero Locateli, detido numa manifestação em São Paulo por carregar uma garrafa de vinagre.
Panorama Político:O juiz maranhense Marlon Reis, um dos fundadores do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), responsável por coletar as assinaturas para a Lei da Ficha Limpa, faz uma análise das jornadas de junho. Partindo do Movimento Passe Livre, passando pela representação política, pela articulação nas redes sociais e pelo papel das mulheres na política, Marlon traça um panorama de um quadro complexo que teve seu estopim com o aumento das passagens de ônibus.
Biografia De Dirceu:A biografia não autorizada do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, um dos pivôs do esquema do mensalão, conta a trajetória de uma figura-chave para a história política do Brasil. Sob vários pseudônimos Daniel, Hoffmann, Carlos Henrique, Pedro Caroço Dirceu, uma figura contraditória, foi líder estudantil em 1968, um dos presos políticos trocados pelo embaixador americano sequestrado em 1969, protegido de Fidel Castro em Cuba e amigo do ex-presidente Lula.
Políticos Ricos:Chico de Gois, repórter do jornal O Globo, coloca na berlinda dez políticos que enriqueceram desproporcionalmente durante seus mandatos, e analisa detalhadamente o patrimônio de cada um, por meio de documentos oficiais. O livro é sintomático de um fenômeno que se torna cada vez mais comum na política brasileira, mas procura ser imparcial.
Imobislismo Político:Após mais de 20 anos acompanhando a conjuntura política, o autor aborda a política brasileira a partir da cultura do
Comportamento Petista:O historiador e sociólogo revela os padrões e modelos de comportamento do PT nesses dez anos que passou no poder. Sacar, corromper, infiltrar e aparelhar o Estado de forma a não ser possível distingui-lo do partido são, segundo o autor, estratégias que fundamentam um golpe escancarado e em curso no Brasil um
FHC No Poder:O Príncipe da Privataria é um novo relato do jornalista Palmério Dória, autor do best-seller A Privataria Tucana. Nele, Dória fala dos bastidores das privatizações do governo FHC, dos projetos de privatização da Petrobras, Caixa Econômica e Banco do Brasil, e revela a identidade da misteriosa fonte que, há 16 anos, gravou confissões de deputados sobre compra de votos na reeleição de Fernando Henrique.
Dez Anos De PT No Poder:O livro reúne textos de intelectuais da esquerda brasileira que se propõem a analisar os dez anos do PT no governo federal. Textos de Glauber Piva, Marilena Chauí, Nelson Barbosa, entre outros, formam a obra, considerada por seu organizador, o sociólogo Emir Sader, um instrumento de
Interpretando Os Protestos:Os professores universitários Edson Fernandes e Ricardo de Freitas Roseno uniram esforços para fazer esta análise das manifestações que tomaram conta do Brasil em junho, publicada pouco tempo depois. Por meio de dados, gráficos e uma interpretação acadêmica dos fatos, os autores tratam da insatisfação da população com os serviços públicos gratuitos, da indignação contra a corrupção e dos investimentos na Copa do Mundo, entre outros temas.
Artigos Do Mensalão:Com prefácio do ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Carlos Ayres Britto, o livro reúne os artigos sobre o mensalão do jornalista e comentarista da Globo News, rádio CBN e jornal O Globo Merval Pereira. Por meio da análise e da posição do jornalista, a obra destrincha a história do julgamento e comenta o surgimento de personagens, heróis e vilões, e seus papéis na história política recente.
Jornadas de junho, mensalão, a década do PT no governo, relações da direita e da esquerda. Essas foram as principais preocupações das publicações brasileiras de 2013 sobre a política do país escritas para o grande público. A Gazeta do Povo fez uma seleção de 13 livros publicados no ano passado que, de certa maneira, resumem o que foi e está sendo discutido na política brasileira.
Deixe sua opinião