Movimentos de rua:Escrito e editado pouco tempo após as jornadas de junho, Cidades Rebeldes é uma primeira análise dos movimentos de rua e suas articulações na rede. Feito colaborativamente, em parceria com o portal de esquerda Carta Maior e com apoio da Fundação Rosa Luxemburgo, o livro traz análises de sociólogos como David Harvey, Slavoj Zizek e Ermínia Maricato, entre outros.| Foto:
Passe Livre:O surgimento do Movimento Passe Livre, os membros desse grupo político sem lideranças e o papel que ele desempenhou na mobilização social e na formação da opinião pública são questões abordadas no ensaio do jovem repórter Piero Locateli, detido numa manifestação em São Paulo por carregar uma garrafa de vinagre.
Panorama Político:O juiz maranhense Marlon Reis, um dos fundadores do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), responsável por coletar as assinaturas para a Lei da Ficha Limpa, faz uma análise das jornadas de junho. Partindo do Movimento Passe Livre, passando pela representação política, pela articulação nas redes sociais e pelo papel das mulheres na política, Marlon traça um panorama de um quadro complexo que teve seu estopim com o aumento das passagens de ônibus.
Biografia De Dirceu:A biografia não autorizada do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, um dos pivôs do esquema do mensalão, conta a trajetória de uma figura-chave para a história política do Brasil. Sob vários pseudônimos – Daniel, Hoffmann, Carlos Henrique, Pedro Caroço – Dirceu, uma figura contraditória, foi líder estudantil em 1968, um dos presos políticos trocados pelo embaixador americano sequestrado em 1969, protegido de Fidel Castro em Cuba e amigo do ex-presidente Lula.
Políticos Ricos:Chico de Gois, repórter do jornal O Globo, coloca na berlinda dez políticos que enriqueceram desproporcionalmente durante seus mandatos, e analisa detalhadamente o patrimônio de cada um, por meio de documentos oficiais. O livro é sintomático de um fenômeno que se torna cada vez mais comum na política brasileira, mas procura ser imparcial.
Imobislismo Político:Após mais de 20 anos acompanhando a conjuntura política, o autor aborda a política brasileira a partir da cultura do
Comportamento Petista:O historiador e sociólogo revela os padrões e modelos de comportamento do PT nesses dez anos que passou no poder. Sacar, corromper, infiltrar e aparelhar o Estado de forma a não ser possível distingui-lo do partido são, segundo o autor, estratégias que fundamentam um golpe escancarado e em curso no Brasil – um
FHC No Poder:O Príncipe da Privataria é um novo relato do jornalista Palmério Dória, autor do best-seller A Privataria Tucana. Nele, Dória fala dos bastidores das privatizações do governo FHC, dos projetos de privatização da Petrobras, Caixa Econômica e Banco do Brasil, e revela a identidade da misteriosa fonte que, há 16 anos, gravou confissões de deputados sobre compra de votos na reeleição de Fernando Henrique.
Dez Anos De PT No Poder:O livro reúne textos de intelectuais da esquerda brasileira que se propõem a analisar os dez anos do PT no governo federal. Textos de Glauber Piva, Marilena Chauí, Nelson Barbosa, entre outros, formam a obra, considerada por seu organizador, o sociólogo Emir Sader, um instrumento de
Interpretando Os Protestos:Os professores universitários Edson Fernandes e Ricardo de Freitas Roseno uniram esforços para fazer esta análise das manifestações que tomaram conta do Brasil em junho, publicada pouco tempo depois. Por meio de dados, gráficos e uma interpretação acadêmica dos fatos, os autores tratam da insatisfação da população com os serviços públicos gratuitos, da indignação contra a corrupção e dos investimentos na Copa do Mundo, entre outros temas.
Artigos Do Mensalão:Com prefácio do ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Carlos Ayres Britto, o livro reúne os artigos sobre o mensalão do jornalista e comentarista da Globo News, rádio CBN e jornal O Globo Merval Pereira. Por meio da análise e da posição do jornalista, a obra destrincha a história do julgamento e comenta o surgimento de personagens, heróis e vilões, e seus papéis na história política recente.

Jornadas de junho, mensalão, a década do PT no governo, relações da direita e da esquerda. Essas foram as principais preocupações das publicações brasileiras de 2013 sobre a política do país escritas para o grande público. A Gazeta do Povo fez uma seleção de 13 livros publicados no ano passado que, de certa maneira, resumem o que foi e está sendo discutido na política brasileira.

CARREGANDO :)

Livros