A reforma do secretariado promovida pelo governador Beto Richa (PSDB, foto) está parecendo uma daquelas obras intermináveis que nunca acabam porque a todo momento alguém chega e dá um novo palpite. Depois de terminar as negociações com o PMDB, agora o PP e o PSD, que já ocupam secretarias no governo tucano, podem trocar de pastas. Além disso, novos partidos, que não fazem parte da base do governo, podem integrar a administração tucana. Um dos partidos que já abriu diálogo com Richa foi o PR, do deputado federal Fernando Giacobo.
Banco no alvo
A compra de 20 mil unidades do jogo Banco Imobiliário-Cidade Olímpica virou alvo de investigação do Ministério Público do Rio de Janeiro. O MP do Rio instaurou inquérito civil para a apurar possíveis irregularidades na compra feita pela prefeitura carioca. O brinquedo é uma versão do tradicional jogo de tabuleiro Banco Imobiliário, mas que ressalta obras e ações da administração do prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB). As unidades foram adquiridas por pouco mais de R$ 1 milhão e o objetivo seria distribuí-las nas escolas públicas da cidade.
Ana Maria
Apesar da determinação do partido de ficar afastada por 60 dias do mandato de vereadora em Ponta Grossa (Campos Gerais), Ana Maria Branco de Holleben (PT) compareceu à sessão da Câmara Municipal na tarde de ontem. A decisão pelo afastamento foi tomada pelo diretório estadual da legenda na última segunda-feira. O advogado da vereadora, Fernando Madureira, salientou que fará todo o possível para que ela cumpra o mandato na íntegra.
"Brasília" 1
Oito anos depois de lançar seu último álbum musical, o deputado Tiririca (PR-SP) apresentou ontem seu novo disco, produzido paralelamente à sua atuação como parlamentar. Com o nome de "Direto de Brasília", o álbum reúne 13 músicas produzidas pelo cantor a principal delas, "Estou no poder", que conta um pouco de sua trajetória na Câmara dos Deputados.
"Brasília" 2
O palhaço, que já anunciou que vai deixar a vida política quando encerrar o mandato, faz na música um desabafo contra os que criticam a sua conduta. "É um desabafo para a galera que me critica o tempo todo. O que vende aqui é porrada no deputado, não os seus projetos", afirmou.
Passaportes
O Ministério Público Federal instaurou um inquérito civil para investigar a concessão dos passaportes diplomáticos aos líderes da Igreja Mundial do Poder de Deus, Valdemiro Santiago de Oliveira e sua mulher, Franciléia de Castro Gomes de Oliveira. Eles receberam o documento em janeiro. O documento permite acesso a fila de entrada separada em alguns aeroportos e facilita a obtenção de vistos em alguns países que o exigem. Mas a assessoria do Ministério das Relações Exteriores afirma que a posse do documento não garante nenhum tipo de imunidade diplomática.
Pinga-fogo
"Queremos deixar claro que o partido não vai vincular sua decisão à participação no governo. O partido não irá fazer o toma-lá-dá-cá. Essa é uma prática velha, que queremos que seja uma página virada."
Gilberto Kassab (foto), presidente do PSD, negando que a adesão do partido ao governo federal esteja atrelado a um ministério para a legenda.
Colaboraram: Karlos Kolbach e Derek Kubaski.