Em 2011 Dilma foi registrada ‘levando um golpe de espada’ em cerimônia da Academia Miiltar das Agulhas Negras; a foto marca um período difícil da gestão de Dilma, quando seus ministros começaram a cair.| Foto: Wilton Junior/AE

Secretária Estadual de Minas e Energia, ministra de Minas e Energia, ministra-chefe da Casa Civil e presidente. Esses foram alguns dos cargos políticos ocupados por Dilma Rousseff (PT), cujo mandato de presidente foi cassado nesta quarta-feira (31). A Gazeta do Povo selecionou imagens que relembram os momentos da ex-presidente na política, de sua ascensão à queda.

CARREGANDO :)
Como ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff participa de entrevista coletiva na sede do BNDES, centro do Rio de Janeiro, para falar sobre o plano de capacitacao das empresas do setor elétrico, em setembro de 2003.
Em meio a militantes do PT, Dilma - na época ministra da Casa Civil - participa de passeata em Curitiba em 2008, junto da atual senadora Gleisi Hoffmann,
Como ministra da Casa-Civil, Dilma conversa com jornalistas após deixar o hospital Sírio Libanês após internamento em maio de 2009.
Durante visita ao Hospital Erasto Gaertner, em Curitiba, Dilma conversa com uma criança. A visita data de 30 de setembro de 2009.
Em outubro de 2010 , ex-presidente Lula e ex-presidente Dilma Rousseff pescam às margens do rio São Francisco, em Buritizeiro ( MG).
Em 2010, Dilma Rousseff posa para foto com o ex-presidente José Sarney (esquerda ) e o ex- presidente Lula (direita).
Ex-presidentes Lula e Dilma visitam o ex-presidente José Alencar no hospital em São Paulo, em 2010.
Como candidata à presidência do Brasil, Dilma tira fotos com criança durante visita em orfanato em Brasília, em outubro de 2010.
Ainda candidata à presidência, Dilma posa para foto com homem indígena durante campanha com ambientalistas em Brasília.
Em 2010, Dilma apresenta o uniforme oficial da delegação do Brasil para a Olimpíada 2016.
Foto de janeiro de 2011 mostra a ex-presidente Dilma tomando posse de seu primeiro mandato. Acompanhada do atual presidente Michel Temer e do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, comemora o início de seu governo.
Dilma participa de cerimônia de entrega de espadins aos cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras, em agosto de 2011 em Resende, no Rio de Janeiro. A imagem, que simboliza um período difícil do governo, com quedas de ministros, valeu ao fotógrafo Wilton Jr. o prêmio de jornalismo Rei da Espanha, na categoria de fotografia.
Ex-presidente Dilma Rousseff posa para foto durante cerimônia de batismo da Plataforma P-56, no Rio de Janeiro, em junho de 2011.
Ex-presidente durante cerimônia de posse da Ministra-Chefe da Casa Civil , Gleisi Hoffmann, em 2011.
Dilma interage com o ex-presidente Lula durante cerimônia no Palácio do Planalto em janeiro de 2012. Na época Lula enfrentava tratamento para câncer de laringe.
Após receber a faixa presidencial, Dilma posa ao lado do presidente Michel Temer e a mulher, Marcela Temer (direita), além da filha Paula Rousseff (esquerda) durante cerimônia de posse do seu segundo mandato. A solenidade aconteceu em 1º de janeiro de 2015, em Brasília.
Dilma se encaminha para cerimônia em que anunciaria o pacote anti-corrupção no Planalto, em Brasília, em março de 2015.
Em 15 de março de 2015 manifestantes fazem protesto pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff na praia de Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro.
Manifestação em defesa do Governo Federal, Petrobrás e contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff, acontece em Curitiba no dia 13 de março de 2015.
O atual presidente Michel Temer e a ex-presidente Dilma Rousseff conversam durante lançamento do Plano Nacional de Exportações, no Palácio do Planalto, em junho de 2015.
Dilma pedala nos arredores do Palácio da Alvorada, em Brasília, em julho de 2015.
Ex- presidente Dilma participa de almoço em homenagem à Chanceler da República Federal da Alemanha, Angela Merkel, em agosto de 2015. Cerimônia reuniu inúmeros políticos no Palácio Itamaraty, em Brasília.
Ex-presidente Dilma participa de entrevista, em junho de 2015, com o apresentador da Rede Globo Jô Soares.
Em agosto de 2015, Dilma participa de cerimônia de recepção às delegações do Brasil nos Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos de Toronto , e faz homenagem aos 10 anos do Programa Bolsa Atleta, no Palácio do Planalto.
Ex-presidente tira foto com participantes da cerimônia de recepção às delegações do Brasil nos Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos de Toronto, em agosto de 2015 no Palácio do Planalto.
Dilma e Michel Temer comparecem ao desfile da Independência, em 7 de setembro de 2015, em Brasília.
Em Nova York, nos Estados Unidos, Dilma participa de sessão Plenária da Conferência das Nações Unidas para a Agenda de Desenvolvimento Pós-2015, no mês de setembro daquele ano.
Ex-presidente Dilma cumprimenta o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, durante encontro com o Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon, em 28 de setembro de 2015.
A ex-presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente uruguaio José Pepe Mujica, participam da 3ª Conferência Nacional de Juventude. O evento aconteceu em dezembro de 2015, no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília.
Em janeiro deste ano a ex-presidente foi a Porto Alegre (RS) conhecer seu segundo neto, Guiherme. que segura no colo na imagem.
Dilma Rousseff e Lula se reúnem no apartamento do ex-presidente em São Bernardo do Campo (SP), um dia após o ex-presidente depor nas investigações da Operação Lava Jato, em 5 de março de 2016.
A ex-presidente discursa durante cerimônia em Brasília, em 9 de maio deste ano, para anunciar a criação de novas universidades públicas.
Dilma comemora durante a posse do ex-presidente Lula como ministro da Casa Civil, em março de 2016.
Imagem mostra a ex-presidente Dilma Rousseff durante a cerimônia de acendimento da tocha da Olimpíada Rio-2016, no Palácio do Planalto, em 3 de maio de 2016.
Dilma Rousseff deixa o Palácio do Planalto acompanhada de apoiadores e parlamentares para discursar ao público após seu afastamento, em 12 de maio deste ano.
Já afastada do cargo de presidente, Dilma Rousseff fala com apoiadores em frente ao Palácio do Planalto, em Brasília.
Ao lado da jogadora de vôlei Fabiana Claudino, Dilma Rousseff participa da cerimônia que dá início ao revezamento da Tocha Olímpica pelo Brasil, em maio deste ano.
Durante votação da admissibilidade do impeachment pelo Senado, a ex-presidente Dilma Rousseff e o ministro Jaques Wagner observam pela janela a movimentação na frente do Palácio do Planalto, em 11 de maio de 2016.
Dilma se reúne com a ex-ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello.
Dilma se dirige à tribuna do Senado, na última segunda-feira (29) ,em Brasília, durante sessão de julgamento da admissibilidade do processo de impeachment,.
Em seu antepenúltimo dia como presidente, Dilma se emocionou ao discursar no Senado, em Brasília, na última segunda-feira (29).
CARREGANDO :)

Colaborou: Cecília Tümler

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]
Publicidade