A Comissão da Verdade ganhou mais sete meses para terminar seus trabalhos. Criada em 2012 pela presidente Dilma Rousseff, a comissão teria até maio do próximo ano para entregar seu relatório final sobre abusos cometidos por agentes do Estado durante a ditadura militar. No entanto, os integrantes da comissão afirmaram que precisam de mais prazo, e a presidente baixou uma Medida Provisória estendendo os trabalhos até dezembro de 2014. entre as principais atribuições do grupo está a de resgatar a história de torturas, mortes e sequestros realizados por militares entre 1964 e 1985. Os trabalhos da comissão têm sido polêmicos, porque os integrantes têm se desentendido publicamente sobre a melhor forma de atuação. Há os que defendem a Lei da Anistia, que isentou militares por crimes de tortura, e outros que acreditam ser necessário revogar parte dessa lei.
O número
707 projetos de lei tramitaram na Câmara de Curitiba ao longo deste ano. Desse total, apenas 175 viraram lei, e outros 25 aguardam sanção ou veto do Executivo.
Me demita!
Disposto a marchar com a oposição nas próximas eleições, o vice-presidente de pessoa jurídica da Caixa Econômica Federal, Geddel Vieira Lima (PMDB, foto), cobrou ontem a publicação da sua exoneração no "Diário Oficial da União". No Twitter, Geddel fez um apelo diretamente à presidente Dilma Rousseff: "Cara Presidenta Dilma, por gentileza, determine publicação minha exoneração função que ocupo, e cujo pedido já se encontra nas mãos de Vossa Excelência". O peemedebista afirma que encaminhou sua carta de demissão à presidente em setembro deste ano, mas não obteve nenhuma resposta do Planalto até o momento.
Dilma descansa
Dilma embarcou ontem para a Base Naval de Aratu (BA), onde passará o Ano Novo. A presidente deve voltar a Brasília em 5 de janeiro. Hoje, porém, interrompe o descanso para viajar ao Sudeste, onde verá os estragos causados pela chuva. Em 2011, a residência foi reformada e reequipada com móveis e eletrônicos, com gasto de R$ 650 mil.
No Twitter
No dia em que a saúde foi apontada pelos curitibanos (26%) como maior problema da cidade na gestão de Gustavo Fruet (PDT), o prefeito usou o Twitter para anunciar a assinatura da construção da Unidade de Saúde Nossa Senhora Aparecida, no Sítio Cercado. O prefeito também prometeu investimentos para a área no ano que vem. "Investimento de R$ 1,7 milhão para ampliar atendimento na região Sul. Ano que vem inauguramos outras 5 unidades, que já estão em construção", escreveu.
Pinga-fogo
"O peso da injustiça pode tudo. Só não pode prender meus sonhos."
José Dirceu, ex-chefe da Casa Civil e atualmente cumprindo pena por condenação no caso do mensalão, em um cartão de Natal.
Colaboraram: Euclides Lucas Garcia e Guilherme Voitch.
Deixe sua opinião