Brasília - O presidente Lula completou ontem 64 anos e voltou a usar metáforas para definir seu estilo de vida: "O jogo de futebol e da vida é ganho na disputa". Em meio à agenda de reuniões com ministros e compromissos oficiais, o presidente recebeu várias homenagens pelo seu aniversário. A primeira foi logo pela manhã nos jardins do Palácio da Alvorada. Antes de ir para o seu gabinete no Centro Cultural Banco do Brasil, a Banda da Guarda Presidencial tocou a música Parabéns para Você. Lula até arriscou a tocar trompete.
Ao ser perguntado se queria, como presente, fazer a sua sucessora, respondeu: "O maior presente de um cidadão que completa 64 anos é agradecer a Deus ter chegado inteiro aos 64 anos. Mas vamos deixar para fazer esta pergunta no ano que vem. Obviamente, que a eleição da continuidade do programa que nós estamos exercendo é um presente que vou pedir no meu aniversário de 2010".
A um grupo de adolescentes que integram o Programa de Jovens Aprendizes do Banco do Brasil, e participaram de uma das festas organizadas em homenagem ao presidente, Lula disse que é preciso ter persistência na vida. "No mundo animal, não existe possibilidade de sobrevivência se a pessoa fraqueja. Sorte é a gente que faz. Se a gente perseverar, a gente não tem nem razão para desanimar".
Lula lembrou que tinha razão de sobra para ter desistido, inclusive de concorrer à Presidência da República, após três derrotas. Ele contou que ouviu de companheiros que a sua candidatura à Presidência era "fruta passada".
O presidente disse ainda que ele e o país têm muito a comemorar e afirmou que pretende chegar aos 101 anos já comemorados pelo arquiteto Oscar Niemeyer e dona Canô, mãe de Caetano Veloso e Maria Bethânia.
"Quando estou em atividade, não me canso. Posso fazer discurso de manhã, à meia-noite, sou movido a motivação. Era assim também no movimento sindical. E não me vejo paralisado sem atividade política."
“Guerra” entre Mais Médicos e Médicos pelo Brasil prejudica quase 4 mil profissionais de áreas vulneráveis
STF terá Bolsonaro, bets, redes sociais, Uber e outros temas na pauta em 2025
Alcolumbre e Motta seguem cartilha dos antecessores. Assista ao Entrelinhas
PT não tem “plano B” para 2026 e sucessor de Lula será em 2030, diz líder do governo
Deixe sua opinião