Deputado mais votado na capital dos 48,5 mil votos que teve, fez 43,6 mil só em Curitiba , Mauro Moraes considera a decisão da cúpula do PMDB arbitrária. Em entrevista à Gazeta do Povo, o presidente municipal do partido, Doático Santos, afirmou que o candidato do partido em Curitiba deve ser o reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Carlos Augusto Moreira Júnior, por ser um nome novo e da preferência do governador.
Contra Para Mauro Moraes, que não é pré-candidato, mas foi o único do PMDB, além de Rafael Greca, que apareceu na pesquisa espontânea da Gazeta do Povo, a direção do partido não pode descartar os demais pré-candidatos, sem consultar os militantes. "É evidente que o governador deve ser ouvido e sua opinião é importante. Mas selar a candidatura do reitor, baseado apenas nesse juízo, é antidemocrático e prejudica a imagem do PMDB no estado."
Ala No PT, há também quem discorde da pressa da Executiva Estadual em indicar Gleisi Hoffmann como candidata a prefeita de Curitiba, sem a realização de prévias. A corrente de esquerda Democracia Socialista (DS), está enviando aos 5 mil filiados do partido em Curitiba uma carta criticando o "pragmatismo eleitoral" e defendendo prévias para a definição da candidatura. Segundo a carta, "a própria escolha do candidato ou candidata do partido à prefeitura deve estar pautada em um amplo debate interno".
De volta Depois de um recesso parlamentar de 15 dias, os deputados estaduais retomam hoje as atividades sem projetos polêmicos para votar. O que deve dominar as sessões, que têm início hoje às 14h30, será a pauta política. O líder da oposição, Valdir Rossoni (PSDB), diz que a bancada vai começar o semestre discutindo as ressalvas do TC às contas do ano passado do governo Roberto Requião (PMDB).
Expectativa O presidente da Assembléia Legislativa, Nelson Justus (DEM), diz que o segundo semestre vai ser um marco na história da Casa. Além do funcionamento da TV Assembléia, será feita licitação para instalação do painel eletrônico e a criação do Centro de Operações do Legislativo, um grupo de advogados e estagiários que vai dar suporte à elaboração de projetos de lei. ."Os deputados vão se sentir mais seguros ao propor projetos", assegura Justus.
Volta Outra mudança anunciada por Nelson Justus é no Regimento Interno da Assembléia. O texto, reformulado por uma comissão especial, está pronto e aberto para receber emendas dos deputados. Uma das regras que deve ser modificada torna mais rigoroso o pedido de licença pelos deputados. Quem se licencia por 120 dias só poderá voltar depois de cumprir metade desse prazo. Atualmente, não há restrições para a saída e retorno do parlamentar.
Presença O prefeito Beto Richa deve comparecer hoje na abertura dos trabalhos do segundo semestre da Câmara Municipal de Curitiba. Os vereadores ainda não mudaram o tempo de recesso, como fizeram os deputados federais e estaduais. E tiveram um mês de recesso.
De leve A Câmara Municipal vai realizar hoje somente a sessão de abertura, sem nenhuma votação. Como as sessões plenárias ocorrem segundas, terças e quartas-feiras, os vereadores só voltam a se reunir na próxima segunda-feira.
Fico O vereador Mário Celso Cunha (PSDB) confirmou ontem que permanecerá na liderança da prefeitura. Ele ficou chateado com o secretário de governo, Rui Hara, que teria encaminhado projetos para veto sem conversar antes com o líder. Mas Hara passou quase duas horas no gabinete de Mário Celso na semana passada e eles acertaram os pontos.
***
"É inadmissível que o presidente do partido imponha publicamente que determinado candidato deve ser escolhido como candidato a prefeito, unicamente porque é o preferido da cúpula."
Mauro Moraes (PMDB), deputado estadual, repudiando a declaração de Doático Santos, presidente do PMDB em Curitiba, sobre a tendência do partido em escolher Carlos Augusto Moreira Júnior como candidato a prefeito.
***
Pinga-Fogo
Por unanimidade dos votos, os nove vereadores de Fênix, na Região Centro-Oeste do estado, cassaram ontem por irregularidades administrativas, o mandato do prefeito Aristóteles dos Santos Filho (PMDB).
*** O prefeito é acusado de usar indevidamente, em viagens, diárias e funcionários. "Ele solicitava diárias com destino a Foz do Iguaçu, mas ao pedir o reembolso apresentava notas de Maringá e de outras cidades", exemplificou o atual presidente da Câmara, Alexandre Calçavara (DEM).
*** Santos Filho está preso em uma cela do regime semi-aberto na delegacia de Campo Mourão desde 21 de junho. Ele é acusado de ser um dos mandantes da morte do ex-prefeito de Fênix Manoel Custódio Ramos (PMDB). O crime aconteceu em fevereiro.
*** Atualmente, o cargo de prefeito de Fênix está sendo ocupado por Mauro Marangoni (PMDB), que era presidente da Câmara.
STF e governistas intensificam ataques para desgastar Tarcísio como rival de Lula em 2026
Governo e estatais patrocinam evento que ataca agronegócio como “modelo da morte”
Pacote fiscal pífio leva Copom a adotar o torniquete monetário
Por que o grupo de advogados de esquerda Prerrogativas fez festa para adular Janja
Deixe sua opinião