• Carregando...

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembléia Legislativa deve analisar nesta semana o projeto de lei complementar que impede que novas rodovias sejam pedagiadas no Paraná e que os atuais contratos de concessão sejam renovados. A proposta do primeiro-secretário da Assembléia, Nereu Moura (PMDB), modifica a lei que autoriza a cobrança de pedágio, considerada por ele uma "herança maldita". Os contratos em vigência continuarão sendo questionados na Justiça pelo governo.

Check-up – O presidente interino do PDT do Paraná, deputado estadual Augustinho Zucchi, está organizando um encontro com entidades da área social de Curitiba com o senador Osmar Dias, no fim de novembro. Segundo Zucchi, o senador vai cumprir agenda em vários municípios assim que retornar da licença de 15 dias do Senado e da presidência do PDT. Osmar está realizando uma bateria de exames de rotina. Quer estar em forma e com a saúde perfeita para a campanha de 2006 ao governo.

Torcida – O deputado estadual Reni Pereira (PSB) espera que o governador sancione nesta semana o projeto que cria o pólo tecnológico de Foz do Iguaçu. Através do líder do governo na Assembléia, Dobrandino da Silva (PMDB), que também tem base eleitoral no município, Requião já sinalizou que pode criar a lei estadual. As indústrias de informática e eletroeletrônicos que se instalarem em Foz poderão importar peças do Paraguai com benefícios fiscais.

Inovação – O governador Roberto Requião (PMDB) também deve anunciar nos próximos dias a implantação do plano diretor da Ilha do Mel, elaborado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano. O plano, que está sendo avaliado pela procuradoria geral, vai apresentar regras de construção e ocupação da área. O secretário Renato Adur prevê que o projeto vai aquecer a economia da região e preservar o meio ambiente.

Empurra – "Não coloquem a culpa na vaca". A frase é do líder da oposição, Valdir Rossoni (PSDB), ao analisar a discussão sobre a responsabilidade do governo federal ou estadual pela febre aftosa no Paraná. O deputado diz que o mesmo ocorre em relação a algumas estradas, como a rodovia 476, entre Lapa e São Mateus do Sul. "Enquanto o Estado diz que a obrigação é do governo federal, a União fica indiferente e corremos o risco de ver o trecho intransitável", disse.

Resposta – O deputado federal Cezar Silvestri (PPS-PR), disse que o resultado da votação no Conselho de Ética do relatório que sugere a cassação do ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, por 13 a 1, refletiu a vontade dos brasileiros e deve ser refeito com o mesmo placar na sessão de amanhã. "Depois, esperamos que no plenário a maioria vote pela cassação porque a população quer a punição dos envolvidos no esquema de corrupção", afirma.

Venham 1 – O chefe de gabinete do governador, Vanderlei Iensen (PMDB), que organiza as audiências no Palácio Iguaçu, disse que a procura por lideranças que querem entrar no partido não pára. Requião, segundo ele, está de "braços abertos" para receber mais prefeitos e reforços. "Quanto mais forte o grupo, mais chances de vitória", prevê Iensen.

Venham 2 – O segundo secretário da Assembléia, Geraldo Cartário (PP) vai levar os prefeitos de sua base eleitoral para almoçar com o governador Roberto Requião (PMDB), na terça-feira, na Granja Canguiri. O encontro solicitado pelo deputado é uma forma de afinar o relacionamento político entre aliados, levando as reivindicações dos prefeitos ao governador. Mas se alguém quiser aproveitar para assinar a ficha de filiação no PMDB, será bem vindo.

Em vão – A proposta da Comissão de Orçamento da Assembléia de sugerir aos deputados para que apresentem apenas emendas coletivas ao Orçamento do Estado para 2006 não empolgou a oposição. "O governador também não vai cumprir porque não leva a sério o Legislativo", disse Luiz Carlos Martins (PDT), que anunciou que vai votar contra o Orçamento. No ano passado, segundo ele, o governo não cumpriu o acordo de liberar emendas individuais de R$ 500,00 para a saúde.Pré-candidato a governador, o senador Flávio Arns (PT), confirmou presença amanhã no encontro de prefeitos do Paraná.

Pinga-fogo

* Eles vão protestar contra a queda do valor das parcelas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

* O encontro será pela manhã no hotel Bourbon.

* O deputado estadual Mauro Moraes (PMDB) quer isentar de taxas os candidatos que tiverem que repetir o exame para Carteira de Habilitação do Detran.

* O projeto está tramitando na Assembléia e segundo Moraes, é uma forma de evitar a desistência de grande parte dos candidatos que não passam no primeiro exame e não tem dinheiro para pagar um novo teste.

* A prefeitura de Almirante Tamandaré, o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA) e o Instituto de Engenharia do Paraná (IEP) firmaram convênio para a construção e reforma de casas populares através do projeto Casa Fácil.

* Segundo o prefeito, Vilson Goinski (PMDB), as residências para famílias de baixa renda terão 70 m2.

* A construção de canais nas usinas elétricas do Estado para facilitar o fenômeno da Piracema, de desova e de reprodução dos peixes, pode ser obrigatória no Paraná.

* Projeto do deputado Luiz Nishimori (PSDB) vai ser votado nos próximos dias.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]