A partir desta quinta-feira (22) ficou mais fácil obter informações de interesse público fornecidas pelo Tribunal de Contas (TC) do Paraná. Foram publicadas duas resoluções no Diário Eletrônico do órgão que atualizam o fornecimento desses dados.
Na prática, o que muda é que a partir de agora a publicidade das informações passa a ser tratada como regra e o sigilo como exceção. As novas determinações preveem a inclusão de apenas três hipóteses nas quais o pedido de acesso à informação não será atendido pelo TC: por determinação judicial; em situações que coloquem em risco a segurança física e/ou tecnológica do Tribunal, ou que violem a sua Política de Segurança da Informação e Comunicações (PSIC); e casos que envolvam informação classificada como reservada, secreta ou ultrassecreta.
Na redação anterior era prevista a hipótese de novas restrições serem criadas por meio de ato normativo do Tribunal ou de sua Presidência, o que não é mais possível a partir dessa quinta-feira (22). A nova regra também trata a forma como as informações devem ser classificadas, a competência para o ato, os procedimentos, a rotulagem da informação, a reclassificação e a reavaliação da classificação. Também aborda a proteção e o controle da informação, além de dar tratamento destacado para o processamento de informações classificadas como pessoais.
Lei de Acesso à Informação
A divulgação de informações de interesse público para qualquer cidadão está prevista na Lei de Acesso à Informação. De acordo com o TC, somente entre janeiro a agosto de 2013 foram contabilizados 927 pedidos de informação. Isso significa uma média de 132 pedidos por mês ou quatro por dia.
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Maduro fala em usar tropas do Brasil para “libertar” Porto Rico; assista ao Sem Rodeios
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Enquete: você acredita que a censura nas redes sociais vai acabar após a declaração de Zuckerberg?
Deixe sua opinião