A guerra dos candidatos por apoio de prefeitos fez com que só na semana passada, três candidatos disputassem o reduto eleitoral do sudoeste. Osmar Dias (PDT) reuniu os prefeitos em Foz do Iguaçu e Cascavel, Roberto Requião (PMDB) e Rubens Bueno também estiveram em Cascavel. Todos anunciaram que têm o apoio dos prefeitos da região.
Duvidou O ex-presidente da Associação dos Municípios do Paraná e candidato a deputado estadual, Joarez Henrichs (PFL), chegou a desmentir a informação do PMDB de que 120 prefeitos estavam fechados com Requião. "Isso não é verdade. Os prefeitos de algumas cidades podem ter essa posição, mas o povo, com certeza, não está", disse. Adversários Em Foz do Iguaçu, os votos do eleitorado estão sendo disputados com afinco para Osmar Dias (PDT) e Roberto Requião (PMDB). De um lado, o pedetista conta com o empenho do colega de partido, o prefeito de Foz, Paulo Mac Donald. Requião tem o presidente do seu partido, Dobrandino da Silva, garantindo apoios.
Segurando A demora dos candidatos a deputado em colocar a campanha na rua é estratégica. Com a dificuldade de conseguir doadores e com as normas mais rígidas que regulam a propaganda eleitoral, a ordem é esperar até agosto ou setembro. "O dinheiro está curto e tem que ser bem aplicadinho", disse o líder do PDT na Assembléia, Luiz Carlos Martins.
Comitê O QG do candidato a governador Flávio Arns (PT) foi montado na Mateus Leme, no Centro Cívico, em Curitiba. O comitê será inaugurado amanhã e lá ficarão os escritórios das coordenações de mobilização, política e jurídica da campanha. Segunda-feira, Arns apresenta seu plano de governo para a imprensa.
Requianistas O líder do prefeito na Câmara de Curitiba, Mário Celso Cunha (PSDB), disse que com a viagem de Beto Richa à Colômbia, nesta semana, a prefeitura vai se posicionar sobre a disputa ao governo. O vice-prefeito Luciano Ducci, que assumirá a prefeitura por uma semana, apóia Requião.
Cautela Para Mário Celso, a cautela de Richa em declarar seu apoio a um candidato é correta, já que ele sabe do peso de seu posicionamento e ao mesmo tempo não quer criar mais problemas para a divisão do PSDB do Paraná.
Transgênicos Em passagem por Francisco Beltrão, na quinta-feira, o candidato ao governo Rubens Bueno (PPS) afirmou que o estado não pode proibir os produtores de plantar o que é melhor para eles, assim como deve garantir que os consumidores sejam informados sobre o que estão consumindo. "Numa sociedade pluralista, os direitos devem ser preservados sem que haja choques que nos remetam à Idade Média e ao obscurantismo, como tenta fazer o atual governo no caso dos transgênicos."
Aproveitando Candidatos a deputado estadual pelo PSDB aproveiram a aglomeração em Santa Felicidade, ontem, no almoço de lançamento da campanha de Alvaro Dias (PSDB) ao Senado para tirar sua fatia. A vereadora Julieta Reis (PSB) chegou a colocar um carro de som na frente do restaurante e muitos outros aproveitaram para panfletar na entrada do Madalosso, onde acontecia o evento.
Festa O governador Roberto Requião (PMDB) esteve ontem em Paranaguá conversando com sindicalistas da cidade. Hoje estará na Festa Nacional do Boi no Rolete em Marechal Cândido Rondon.
Polenta Já Rubens Bueno (PPS) esteve em outra festa tradicional ontem. Foi a Santa Feliciadade, em Curitiba, na festa do Frango, da Polenta e do Vinho.
Fatia A coligação que apóia a reeleição do governador Roberto Requião (PMDB) está correndo atrás do voto dos evangélicos, que representam cerca de 15% do eleitorado no país. No Paraná, o comitê evangélico está sendo coordenado pelo deputado estadual Vanderlei Iensen (PMDB). Ele está elaborando uma programação para o candidato de encontros com representantes de todas as denominações evangélicas.
Pinga-fogo
* O governador Roberto Requião (PMDB) se fez presente ontem no evento da prefeitura de Curitiba, no parque dos Peladeiros
* Um caminhão de som do PMDB, devidamente caracterizado com os slogans de campanha da reeleição de Requião, ficou ao lado do ato onde estavm presentes Osmar Dias (PDT) e Alvaro Dias (PSDB), tocando jingles de campanha
* Fiscais da Justiça Eleitoral foram chamados, mas quando chegaram lá, o caminhão já havia sido retirado
* O candidato ao governo pelo PSL, Antônio Roberto Forte, constratou a sua simplicidade ontem com o presidenciável do partido, Luciano Bivar, em uma caminhada pelo calçadão da Rua XV
* Oficialmente, Bivar é o candiato mais rico que disputa a presidência da República, tendo declarado R$ 8,7 milhões
* Já Forte, ex-caminhoneiro e hoje representante comercial, não teve nenhum bem a ser declarado para a Justiça Eleitoral no registro de candidatura.
De virose na praia a prejuízos milionários: a corrida dos estados para melhorar o saneamento
Frases da Semana: “Somos tratados com furiosa obsessão negativa”
“Vendi meu olho”: por que tanta gente está escaneando a íris por dinheiro
Facções criminosas usam artistas do funk para fazer propaganda e recrutar jovens para o crime
Deixe sua opinião