Secretário da Fazenda de Gilberto Kassab (PSD) em São Paulo e ex-secretário da Fazenda de José Serra tanto na capital paulista quanto no governo do Estado, Mauro Ricardo Machado Costa assume, em janeiro, a mesma pasta na Prefeitura de Salvador.
Os objetivos, de acordo com o prefeito eleito ACM Neto (DEM), são idênticos aos que teve à frente das secretarias em São Paulo: "aumentar a arrecadação e reduzir as despesas" da Prefeitura. A confirmação de Costa para a pasta, que já era comentada nos bastidores, foi feita na manhã desta sexta-feira (14), quando Neto anunciou os nomes de dez dos 12 secretários que integrarão o primeiro escalão de sua administração.
A lista alterna indicações políticas com outras chamadas "técnicas". Os presidentes estaduais do DEM, do PV e do PTN (José Carlos Aleluia, Ivanilson Gomes e João Carlos Bacelar, respectivamente), por exemplo, comandarão as Secretarias de Urbanismo e Transporte, Cidade Sustentável e Educação. Segundo Neto, porém, eles terão de deixar o comando das legendas para ter "dedicação exclusiva" à prefeitura.
Do outro lado, há nomes novos na política da cidade, como na pasta de Ordem Pública, que será assumida pela empresária Rosemma Burlacchini Maluf, e na Secretaria da Reparação, que ficará a cargo da ex-reitora da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) Ivete Sacramento.
Os secretários da Casa Civil e de Gestão não foram anunciados. O prefeito eleito ainda espera convencer o ex-governador baiano Paulo Souto, coordenador da equipe de transição, a ocupar a primeira - apesar de ele já ter negado a investida de Neto, alegando "razões familiares".
STF e governistas intensificam ataques para desgastar Tarcísio como rival de Lula em 2026
Governo e estatais patrocinam evento que ataca agronegócio como “modelo da morte”
Pacote fiscal pífio leva Copom a adotar o torniquete monetário
Por que o grupo de advogados de esquerda Prerrogativas fez festa para adular Janja
Deixe sua opinião