O líder do DEM na Câmara, ACM Neto (BA), reclamou nesta quarta-feira (8), na sessão plenária da Câmara, que deputados da base governista viajaram para Salvador, na Bahia, em avião cedido pela Força Aérea Brasileira (FAB), sem a formação de uma comissão externa da Casa. Segundo ACM, o voo a Salvador, para acompanhar de perto a crise entre o governo do Estado e os policiais militares que estão em greve, foi comandado pelo coordenador da bancada da Bahia, deputado Nelson Pelegrino (PT), mas sem criar a comissão externa e sem que os deputados de oposição fossem convidados.
"Senhor presidente, estão usando dinheiro público para fazer politicagem. Foram à Bahia para prestar solidariedade, apoio, ao governo Jaques Wagner. Não constituiram comissão externa para acompanhar de perto os desdobramentos da crise e sim para fazer politicagem. Espero que fatos como este não se repitam e quero a criação da comissão externa", reclamou ACM Neto.
Segundo deputados do DEM, Pelegrino teria ido até Marco Maia e feito apelo para que ele solicitasse um avião da FAB para que deputados pudessem ir no dia para Salvador, e Marco Maia teria liberado. Na sessão, Maia não falou sobre o voo de hoje, mas pediu que ACM apresentasse o requerimento para a criação da comissão externa que ele analisaria.
O deputado Amauri Teixeira (PT-BA) confirmou o voo da bancada de deputados baianos e rebateu ACM Neto, afirmando que os deputados não foram a Salvador para prestar solidariedade ao governador, mas para acompanhar os acontecimentos.
"O que Nelson está fazendo é como coordenador da bancada da Bahia. Não dá para a gente esperar constituir uma comissão, os fatos estão acontecendo. E eles não foram lá prestar solidariedade ao governador, mas tentar resolver o problema que o candidato a vereador tucano Mário Prisco criou, irresponsavelmente, estimulando a greve."
A fala provocou reação do deputado tucano Antonio Imbassahy: "Não aceito a acusação feita pela Amauri de que estamos estimulando a greve, não é verdade. E critico esse voo, sem incluir todos."
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião