Brasília (AG) – Inconformado com a demora da Mesa da Câmara em cumprir decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que confirmou a cassação do mandato do deputado Ronivon Santiago (PP-AC) decretada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Acre há cerca de um ano, o suplente da vaga, ex-deputado Chicão Brígido (PMDB-AC) se acorrentou em uma bancada do plenário e promete não sair de lá até que seja empossado oficialmente. Este é mais um capítulo da novela Ronivon Santiago, cassado por abuso de poder econômico e compra de votos na última eleição. Desde 2004 seu mandato foi suspenso pelo TRE, mas com inúmeros recursos o caso foi parar no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e depois no Supremo Tribunal Federal (STF).

CARREGANDO :)

"Esse é um ato extremo em favor da democracia. Há mais de um ano aguardo pacientemente pela decisão da Mesa, que de forma irresponsável abriu um rito de defesa para o Ronivon ao invés de cumprir a decisão do STF", bradou Chicão no plenário.

Ontem pela manhã a Mesa da Câmara se reuniu e decidiu dar ainda mais prazo para Ronivon, jogando a solução para o ano que vem. A partir do dia que for notificado, o deputado do PP terá ainda mais cinco sessões para apresentar nova defesa.

Publicidade

"Isso é um absurdo! A Mesa mandou o caso para a CCJ, ignorando uma decisão por sete a três do STF", apoiou o presidente da CCJ, Antônio Carlos Biscaia(PT-RJ).