O novo presidente do PT de Curitiba é o ex-vereador Adenival Gomes. A ala esquerda do partido venceu ontem por uma diferença de 65 votos o candidato do Campo Majoritário, Pedro Paulo Costa. Adenival obteve 673 votos e Pedro Paulo fez 608 votos. O segundo turno das eleições diretas do PT foi realizado durante todo o dia na capital e em mais cinco municípios do Paraná: Jacarezinho, Sarandi, Guaíra, Umuarama e Almirante Tamandaré.
Em Curitiba, dos 5,3 mil filiados, 1331 compareceram às urnas. O número é menor do que o registrado no primeiro turno 1460. Votos brancos e nulos somaram 50 votos na eleição de ontem.
Eleito para um mandato de três anos, Adenival Gomes, assume o cargo tendo como prioridade pagar a dívida de R$ 90 mil do diretório municipal. Ainda nesta semana, o ex-vereador pretende pedir aos 5,3 mil filiados do partido contribuições financeiras para quitar o débito. "Se cada um contribuir em poucos meses pagamos. Tem muita gente ainda disposta a ajudar, senão não viriam nem votar", disse o eleito.
Para iniciar o trabalho de reestruturação do partido, Adenival Gomes diz que é preciso organizar a casa. "Hoje estamos até sem telefone na sede" , aponta. Além das dívidas da última campanha, o PT perdeu 3 vereadores na capital, o que reduziu ainda mais a contribuição patidária. Resgatar as doações dos militantes e retomar os núcleos de base nos bairros para aumentar a participação popular são alguns dos trabalhos que serão iniciados pela nova gestão.
Candidato de consenso das correntes de esquerda do PT, Adenival Gomes atribui o resultado ao apoio importante dos deputados e vereadores que têm base na capital e da militância. "A composição que fizemos em Curitiba nos deu a vitória", disse. Ele obteve o apoio dos outros concorrentes que não chegaram ao segundo turno, como o deputado estadual, Tadeu Veneri e o deputado federal, Florisvaldo Fier. O líder da oposição na Câmara, vereador André Passos, teve participação decisiva no resultado.
No primeiro turno 30,5% do total de 1369 votos válidos em Curitiba. Pedro Paulo, representante do Campo Majoritário no segundo turno, teve 25,1%. O atual presidente apóia Raul Pont, ex-prefeito de Porto Alegre, para a presidência nacional do PT.
Com relação à votação para o diretório nacional do partido, a maioria dos eleitores curitibanos prefere Raul Pont, que obteve 674 dos votos válidos. Ricardo Berzoini somou 591 votos. Foram 76 os votos brancos e nulos.
O presidente estadual do PT, deputado André Vargas, reconheceu que o Campo Majoritário perdeu o comando do município mais importante do Paraná e atribuiu à debandada de integrantes da corrente. "Infelizmente setores que sempre estiveram próximos de nós fizeram opção pela esquerda do PT por questões eleitorais paroquiais", afirmou.
Apesar do candidato do grupo ter sido derrotado, Vargas assegura que a direção estadual vai trabalhar em conjunto com o PT de Curitiba. "Adenival é uma liderança, vitorioso e vamos ajudar a reestruturar o partido", disse. Para o presidente, é hora de esquecer as divergências internas e ter em mente que os adversários do PT são o PSDB e o PFL. O resultado da eleição nos outros 5 municípios devem ser divulgados hoje. Até o fechamento desta edição, os votos ainda não haviam sido contabilizados.
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Maduro fala em usar tropas do Brasil para “libertar” Porto Rico; assista ao Sem Rodeios
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Claudia Leitte e o nome de Jesus: um caso de perseguição religiosa