Adolescentes carentes com idade entre 15 e 18 anos receberão implante de anticoncepcionais gratuitamente em Porto Alegre (RS), a partir desta segunda-feira (27). A medida é resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Instituto Mulher Consciente (IMC).
O IMC doou contraceptivos subdérmicos (colocados sob a pele) de progestágeno. O método é considerado eficaz e dura três anos. A vantagem, segundo a Prefeitura da capital gaúcha, é que elimina-se o problema da adolescente esquecer de tomar o comprimido.
A previsão é de que 2,5 mil anticoncepcionais sejam distribuídos inicialmente. O objetivo é fazer um projeto piloto. Se o resultado for positivo, o programa de prevenção à gravidez será ampliado.
A Secretaria da Saúde pretende também orientar as meninas sobre a gestação precoce e a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. Médicos e enfermeiros das unidades de saúde foram capacitados pelo IMC e pelo fabricante dos contraceptivos.
A indicação das pacientes será feita pela Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) e por profissionais das unidades de saúde. Os critérios são baseados rigorosamente na renda familiar.
Auditoria no Fies e Prouni expõe inadimplência de 51% e saldo devedor de R$ 109 bilhões
Pacheco deixou engatilhado novo Código Civil um dia antes de fechar mandato
“Guerra” entre Mais Médicos e Médicos pelo Brasil prejudica quase 4 mil profissionais de áreas vulneráveis
Davi Alcolumbre e Hugo Motta vão enterrar o PL da Anistia?
Deixe sua opinião