O secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano, Renato Adur, anunciou sua saída do cargo. A decisão de deixar a pasta até o final do ano foi tomada em conjunto com o governador Roberto Requião (PMDB). Adur vai ter outra função política: será um dos coordenadores da campanha de reeleição do governador em 2006. "É uma retirada estratégica. Vou continuar no grupo de Requião desenvolvendo outra atividade", disse.
O secretário não estipulou uma data específica para sair porque precisa concluir projetos como financiamentos de equipamentos e máquinas para municípios e o envio à Assembléia Legislativa da Lei Paraná Cidade.
Adur também está encerrando uma agenda de encontros com prefeitos no interior. Ontem, abriu oficialmente em Foz do Iguaçu, a 2.ª Conferência Estadual das Cidades e fez um apelo para 1.700 pessoas, entre prefeitos e secretários, para que a sociedade participe cada vez mais da busca de soluções para os problemas dos municípios e na definição de políticas públicas.
O secretário contabiliza que atendeu este ano 95% dos municípios do Paraná com a liberação de R$ 365 milhões para obras e programas. A elaboração dos planos diretores municipais também é outro trabalho iniciado por Adur que deve ter seqüência com o sucessor. Cerca de 200 municípios paranaenses, segundo ele, já têm planos diretores concluídos ou em fase de elaboração.
Considerado no meio político o secretário mais atuante do governo nos três anos que esteve no cargo, Renato Adur é apontado como liderança estratégica no PMDB pelo bom relacionamento com prefeitos e deputados, inclusive com a bancada da oposição.
A convivência com parlamentares existe desde quando foi deputado estadual e líder do governo Requião na Assembléia, no mandato anterior, de 1991 a 1994. No mês passado, Adur foi homenageado pela Universidade Estadual de Maringá pela liberação de recursos para construção de laboratórios no campus regional de Umuarama.
A saída não deve provocar mudanças na Secretaria de Desenvolvimento Urbano. "A equipe continua a mesma porque está indo muito bem e o sucessor será um técnico de dentro da própria secretaria", adiantou.
Depois de Adur, quem responde por uma função de destaque na Sedu é o arquiteto Luiz Forte Netto, superintendente executivo da Paranacidade.
A despedida oficial do secretário será na escolinha do governador no próximo mês, quando fará a prestação de contas dos recursos liberados, das obras levadas aos municípios e das atividades da pasta.
Donald Trump desbanca Kamala Harris e é eleito presidente dos EUA
O segundo mandato de Trump e o acerto de contas com a diplomacia lulopetista
Bolsonaro comemora vitória de Trump e diz esperar que o Brasil siga o mesmo caminho
Mercado aposta em alta mais forte dos juros; o que influencia a decisão do BC
Deixe sua opinião