Beto: acusação de usar máquina pública| Foto: César Brustolin/SMCS

Um e-mail com um cartão virtual de Natal com votos de Feliz Natal e Ano Novo rendeu ao prefeito de Curitiba Beto Richa (PSDB) uma ação na Justiça. O advogado Tarso Cabral Violin ingressou no dia 16 de dezembro com uma ação popular que tramita na 3.ª Vara da Fazenda Pública de Curitiba. Na ação ele sustenta que o prefeito Beto Richa utilizou a máquina pública em benefício próprio.

CARREGANDO :)

Violin relata que no dia 15 de dezembro recebeu o cartão festivo assinado por Beto Richa e que quando foi cancelar o cadastro para não mais receber mais emails se surpreendeu ao receber uma mensagem da administração municipal: "Você tem certeza que deseja não receber mais nenhum email de PMC (sigla referente à Prefeitura Muni­­cipal de Curi­­tiba)?".

"Está claro e devidamente comprovado o uso ilegal de bem público para benefício pessoal de Beto Richa, uma vez que o prefeito se utilizou de estrutura e lista de e-mails da prefeitura para encaminhar e-mail com cartão de natal para todos os cidadãos cadastrados na prefeitura (SPAM)", diz um trecho da ação.

Publicidade

No documento, o advogado cita que a empresa Zartana Marketing Direto, com sede em São Paulo e em Floria­­nópolis, é a responsável pela elaboração do site. A reportagem da Gazeta do Povo entrou em contato com a empresa, que informou que apenas vendeu a ferramenta que é utilizada para o envio dos emails e que não tem nenhum contrato firmado com a prefeitura e nem com o prefeito de Curitiba.

A empresa que disparou os cartões de Natal foi a Leite Quente Comunicação, com sede na capital do estado. O dono, Paulo Leite, disse por email, que o serviço prestado pela empresa de comunicação não tem vínculo nenhum com a prefeitura de Curitiba. "É um trabalho que eu faço para a pessoa física do Beto Richa", explicou. Segundo ele, a assessoria tem, entre os serviços prestados, a atualização e manutenção do site e envio de mensagens via e-mail. Sobre o cadastro de endereços eletrônicos utilizados, o empresário informou que "a listagem dos endereços eletrônicos segue um mecanismo de captação iniciado pelo Sr. Carlos Alberto Richa há aproximadamente 10 anos e constantemente utilizamos processos de captação/atualização como "indique um amigo" ,o próprio site e outros".

A assessoria do prefeito Beto Richa informou que "não existe qualquer envolvimento da prefeitura de Curitiba e que não foi usada a base de cadastro da administração municipal para enviar os e-mails. Os endereços eletrônicos fazem parte de um banco de dados feito a partir dos e-mails cadastrados no site de Beto Richa".