Anfitrião do 10º Fórum de Governadores do Nordeste e da 5ª Reunião do Conselho Deliberativo da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) nesta segunda-feira, em Montes Claros, o governador de Minas Gerais e pré-candidato tucano a presidente, Aécio Neves, terá que dividir o palco com a provável candidata petista na corrida presidencial. A ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) vai acompanhar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na solenidade de assinatura do decreto que regulamenta as Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs) da área da Sudene.
Para o evento, em que também será comemorado o aniversário de 50 anos de criação da Sudene, são aguardados os nove governadores do Nordeste e o do Espírito Santo. O único tucano que fará companhia a Aécio será Teotônio Vilela, de Alagoas. O governador mineiro disputa a indicação para concorrer ao Palácio do Planalto pelo PSDB em 2010 com o colega paulista José Serra.
Dilma transitará à vontade entre os petistas Jaques Wagner (BA), Marcelo Déda (SE) e Wellington Dias (PI). Terá a companhia dos aliados do PSB Eduardo Campos (PE), Wilma Faria (RN) e Cid Gomes (CE), e dos peemedebistas do Espírito Santo, Paulo Hartung, e da Paraíba, José Maranhão, além do pedetista Jackson Lago (MA). Dilma e Aécio disputarão a simpatia e o apoio dos governadores dos Estados que concentram 40% do eleitorado nacional, no fórum criado para discutir ações de desenvolvimento para a região a serem defendidas junto ao governo federal.
Ao menos em tese, um dos objetivos do fórum é definir ações capazes de acelerar o desenvolvimento sustentável, promover a melhoria da qualidade de vida e a geração de emprego e renda para uma população estimada em 55 milhões de habitantes que vivem na área de abrangência da Sudene. A escolha de Montes Claros para sediar a reunião é emblemática. Há 25 anos, sob o comando de Tancredo Neves, avô de Aécio, Montes Claros abrigou o Fórum de Governadores do Nordeste.
Deixe sua opinião