Para tentar minimizar os estragos causados pelas chuvas na Região Sudeste, o governador de Minas Gerais, Aécio Neves, pretende apresentar a proposta de criação de uma Coordenadoria Regional de Defesa Civil. A idéia será defendida por ele no encontro com os governadores do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral; de São Paulo, José Serra; e do Espírito Santo, Paulo Hartung.
A coordenadoria atuaria na prevenção de catástrofes ambientais que possam afetar mais de um estado da região. A coordenadoria regional deverá estabelecer ainda planejamentos preventivos conjuntos, de forma a antecipar desastres e prejuízos humanos e materiais.
Um sistema de alerta será criado para detectar possíveis cheias em rios que cortem mais de um estado da região Sudeste.
A proposta foi levantada na reunião entre o governador Aécio Neves, o chefe do Gabinete Militar de Minas Gerais, coronel James Ferreira Santos, para avaliar a situação dos municípios mineiros atingidos pelas fortes chuvas deste início de ano. De acordo com a Cedec, 61 municípios mineiros estão em situação de emergência.
A Coordenadoria de Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais trabalha com treze equipes 24 horas, para atender às demandas dos municípios mineiros. Foram criados 10 depósitos avançados, onde fica armazenado material de ajuda humanitária.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia