O Comando da Aeronáutica realizou neste sábado, no fim da manhã, uma manutenção da central de áudio que sofreu uma pane na terça-feira, gerando o maior dia de atrasos e cancelamentos da história do Brasil. A manutenção deixou o sistema fora do ar por quinze minutos pela manhã, quando foi realizado controle de fluxo no aeroporto de Brasília, ou seja, espaçamento maior que usual entre pousos e decolagens, que em geral é de menos de cinco minutos.
Apesar disso, a manutenção e o espaçamento de vôos não gerou efeitos no sistema, Segundo a Infraero, o aeroporto de Brasília vive um dia de tranquilidade, com o registro de apenas dois atrasos no período da manhã, antes da manutenção no sistema de rádio comunicação entre aeronaves e torres de controle.
O Comando da Aeronáutica publicou no início desta tarde uma nota para explicar a situação e afirmou que este procedimento revelou que a situação do controle aéreo está operando normalmente. Veja a íntegra da nota:
"O Centro de Comunicação Social da Aeronáutica informa que hoje, 9 de dezembro, o técnico italiano da empresa SITTI, Umberto Cagni, realizou procedimentos de manutenção na central de áudio do Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I), entre 11h08 e 11h16 e entre 11h25 e 11h32 (HBV), dando continuidade aos serviços de validação do sistema.
Nesse período, foram adotados procedimentos de controle do fluxo de tráfego aéreo em Brasília, no sentido de garantir a segurança da navegação aérea. Após a manutenção, o controle de fluxo permaneceu, com espaçamento de cinco minutos entre as decolagens, a fim de validar a operacionalidade das freqüências com total segurança.
Ao final dos trabalhos, foi confirmada a normalidade no funcionamento da central. No presente momento, as operações estão reestabelecidas, sem restrição."
Deixe sua opinião