Em nota divulgada no começo da noite desta terça-feira (15), a Aeronáutica afirma que não houve falha na comunicação entre o avião que levava o Papa Bento XVI e o Centro de Controle de Área de Recife (ACC-RF) na noite de domingo (13).
Uma fonte da Presidência da República também disse ao G1 na tarde desta terça-feira (15) não ter ocorrido falha de comunicação.
O deputado Efraim Filho (DEM-PB) apresentou, durante sessão da CPI do Apagão Aéreo da Câmara, nesta terça-feira (15), um CD que, segundo ele, contém uma falha de comunicação do avião do Papa Bento XVI com o controle aéreo brasileiro.
Segundo o deputado, um áudio captado por um rádio amador da Paraíba mostra a dificuldade do avião que levou o Papa para a Itália no último domingo (13) em se comunicar com o centro de controle aéreo de Recife.
O deputado disse que o Papa queria mandar uma mensagem de agradecimento ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
De acordo com o deputado, o boeing 777 da Alitália que levava o papa no vôo 4001 tentou, em inglês, contato com a torre do Recife por volta de 23h37 de domingo a 350 quilômetros da costa brasileira e ficou por 23 minutos sem resposta.
Ainda segundo Efraim Filho, um piloto de um vôo da TAM intercedeu e avisou a torre que o avião do Papa buscava um contato.
A nota da Aeronáutica, no entanto, não diz por que o avião da TAM, que fez a tradução da conversa entre o piloto italiano e torre de Recife, fez parte da conversa.
Leia a íntegra da nota:
"O Centro de Comunicação Social da Aeronáutica esclarece que não houve falha alguma de comunicação entre a aeronave que transportava o Papa Bento XVI e o Centro de Controle de Área de Recife (ACC-RF).
Na verdade, o piloto italiano consultou o ACC-RF sobre a possibilidade de transmitir um agradecimento de Sua Santidade para o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no entanto, ao realizar tal pedido, deu a entender que a mensagem duraria 23 minutos.
Enquanto o ACC-RF realizava a coordenação para a gravação, uma aeronave comercial brasileira confirmou que a aeronave italiana pretendia enviar uma mensagem com 23 minutos de duração.
O desentendimento deveu-se ao fato de o piloto italiano ter dito que a mensagem duraria "two three minutes".
Desde o pedido inicial até a gravação da íntegra do agradecimento do Sumo Pontífice com dois minutos de duração - decorreram aproximadamente oito minutos, sem ter havido qualquer falha de comunicação."
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano
Deixe sua opinião