O paulistano poderá enfrentar longas filas para embarques nacionais e internacionais no Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo, entre 17h e meia-noite desta quinta-feira (1), véspera do feriado de Finados.
No período, a programação da Infraero mostra 126 partidas, sendo 105 internacionais. De acordo com o diretor do Sindicato Nacional dos Aeroportuários, Francisco Lemos, os passageiros deverão encontrar filas extensas porque a operação-padrão continuará. Em conversa com os diretores da estatal que administra os aeroportos do país, o sindicalista afirma que não houve avanços sobre um possível acordo para as horas extras.
"A operação-padrão irá prosseguir e deverá afetar diretamente nos embarques já que o aeroporto não terá funcionários disponíveis para atender a demanda de vôos. O déficit de funcionários chega a mais de 300 pessoas no aeroporto", diz.
Segundo Lemos, os funcionários se recusam a fazer as horas extras que cumprem normalmente devido à ameaça da empresa de não pagar o bônus de Natal, que compreende em 20 vales-refeição no valor de cerca de R$ 22.
A Infraero se comprometeu em repassar neste mês de novembro, o reajuste salarial de 6,5% que a categoria reinvidicava, segundo Lemos. "A greve marcada para o dia 6 de novembro continua. A Infraero já havia se comprometido com o reajuste no mês de outubro e não havia cumprido", destaca.
Nesta quinta, os funcionários de Viracopos, em Campinas, a 95 km de São Paulo, realizam assembléia para decidir se aderem a operação-padrão.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas