Pelo menos 32 vôos, entre partidas e chegadas, registraram atrasos de 45 minutos ou mais nos dois principais aeroportos de São Paulo no início da tarde deste sábado (28).
Por volta das 14h30, a tabela da Infraero mostrava que cerca de 31% - 20 pousos e três partidas - dos 75 vôos programados para decolar até as 16h estavam atrasados em Congonhas, na Zona Sul de São Paulo.
No aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, na Grande SP, 20% dos 45 vôos até 16h registravam atrasos - três partidas e seis chegadas. No último balanço oficial da Infraero, divulgado às 11h deste sábado, 20% dos 195 vôos programados até o horário em Cumbica e Congonhas tinham atrasos. O balanço oficial da Infraero só considera as partidas.
Para alguns passageiros, a espera chegou a quatro horas. O movimento nos saguões e nas salas de embarque ainda seguia intenso no início da tarde.
A Infraero não soube informar o que estaria provocando o problema, mas afirmou que o grande movimento é normal nas manhãs de sábado - e pode ter sido intensificado por causa do feriado de 1º de maio.
As duas maiores companhias brasileiras de aviação comercial Tam e Gol creditaram os atrasos ao excesso de tráfego aéreo. Em nota, a Gol diz também que outro fator que contribui para os atrasos "é o acúmulo de vôos que deixaram de decolar ontem (sexta-feira, 27) e anteontem (quinta-feira, 26), devido a fechamentos da pista de Congonhas por causa das chuvas".
A Gol informa ainda que não há problemas técnicos em nenhuma de suas aeronaves e prevê que o movimento em Congonhas será normalizado ainda nesta tarde.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião