O Tribunal de Justiça do Paraná determinou, ontem à tarde, o afastamento do prefeito de Santo Antônio da Platina, José Ritti Filho (PMDB). O juiz Xisto Pereira atendeu pedido do Ministério Público que investiga irregularidades em vários processos licitatórios.
Acesso De acordo com o despacho do juiz, o afastamento do Ritti tem o objetivo de facilitar a investigação das irregularidades e garantir livre acesso a documentos e evitar interferências em depoimentos. A assessoria jurídica do prefeito anunciou ontem à noite que vai recorrer da decisão. Com o afastamento, assume o vice-prefeito, empresário Pedro Claro de Oliveira (PFL).
Duplo palanque O governador Roberto Requião esteve em Londrina, ontem, inaugurando uma obra de saneamento perto da casa do deputado estadual André Vargas (PT). O petista não se agüentou e foi até a inauguração. Vargas estava no palanque, quando anunciaram sua fala. Requião aproveitou para dizer que, em seu palanque, até o André Vargas se pronuncia. Mas o petista não ficou quieto: "Essa obra também tem dinheiro do governo federal, portanto também é palanque do Lula".
Dupla Integrantes do comitê suprapartidário Lula e Requião lançam hoje, às 11 horas, a "Carta de Princípios" que vai reger o movimento a favor das duas candidaturas. O ato político será no local onde funcionará o quartel general da campanha, uma casa de 3.600 metros quadrados, na Rua Trajano Reis, no bairro São Francisco.
Contraditório O Ministro Paulo Bernardo falou ontem, durante o Congresso Nacional de Municípios, que o PT Nacional tem candidato próprio ao governo do Paraná. Seria o senador Flávio Arns. Paulo Bernardo comentou, ainda, que a comissão nacional sabe que os petistas paranaenses estão inclinados a apoiar Lula e o Requião. "Bem, aqui não importa. Só nos interessa o apoio à reeleição do presidente Lula", disse.
Salários O deputado Valdir Rossoni (PSDB) considerou "um desrespeito ao Legislativo" por parte do governo Requião a resposta a um pedido de informações sobre os salários recebidos por alguns dos principais detentores de cargos públicos do governo. O governo informou apenas os números dos decretos que determinaram os salários do governador e secretários e a data referente à publicação no Diário Oficial. Quanto aos outros órgãos, não informou.
Salários 2 A bancada da oposição aprovou no dia 8 de maio o pedido de informações sobre os salários e verbas de representação recebidos pelo governador, secretários e assessores especiais de alguns órgãos. A resposta veio no dia 5 de junho. Segundo Rossoni, a resposta do governo foi obscura e só pode ser interpretada como uma tentativa de sonegar uma informação que deveria ser acessível a qualquer cidadão do Paraná.
Deputados Desde novembro do ano passado os tucanos da Câmara Municipal de Curitiba pregavam que o partido elegerá um maior número de deputados se escolher um candidato próprio. "Espero que durante a Convenção Nacional, em Belo Horizonte, o partido feche a questão em torno do nome de Gustavo Fruet ou de Álvaro Dias", torce Celso Torquato, que embarca hoje para a capital mineira.
Jogo de damas A vereadora Nely Almeida (PSDB) participa hoje do IV Encontro do PSDB Mulher, em Belo Horizonte. Nely espera que a bancada feminina tucana se una e se mobilize para levar um maior número de mulheres para disputar a eleição de outubro.
Especulação O deputado estadual e líder do PSDB na Assembléia Legislativa, Ademar Traiano, disse que, neste momento, uma aliança entre PSDB e PMDB no Paraná não passa de especulação e boatos. "A decisão da bancada tucana é pelo senador Osmar Dias. Se ele não sair candidato, é outra conversa."Pinga-fogo
* O senador Flávio Arns (PT) acredita que a decisão de quarta-feira do TSE, que engessava as coligações, foi feita muito em cima da data das convenções, mas ele pessoalmente achava mais coerente do que a verticalização flexibilizada
* O coordenador de Gestão Urbana da ONU, Ives Cabannes, estará amanhã em Curitiba para visitar ocupações irregulares em Curitiba e região netropolitana
* A visita será acompanhada por várias entidades que já se mobilizam contra os despejos forçados
* Entre elas, o Movimento Nacional da Luta pela Moradia
* O vereador Custódio da Silva (PRTB) disse ao vereador Jair Cézar (PTB) que está decidido a entrar com uma representação contra ele no Conselho de Ética
* O motivo: toda vez que Cézar sobe a tribuna para discursar, não dá aparte para nenhum outro parlamentar
* Custódio é um dos vereadores que mais pedem aparte no discurso dos colegas.
Deixe sua opinião