O anúncio do afastamento de quatro funcionários da Infraero por suspeita de irregularidade na concessão de área pública no Distrito Federal não acalmou a oposição, que insiste na instalação da CPI do Apagão Aéreo. Autor do requerimento que pede a instalação da CPI, o deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP) e líderes da oposição reúnem-se na manhã desta terça-feira com o procurador-geral da República, Antônio Fernando de Souza, para pedir pressa na apresentação do relatório ao Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o pedido de instalação da comissão. O STF aguarda parecer do procurador para decidir sobre o mandado de segurança que pede a criação da CPI.

CARREGANDO :)

- A necessidade de instalação da CPI é urgente. Recebemos de um grupo de controladores de vôo relatórios com uma série de irregularidades como deficiência nos painéis que não indicam claramente a posição das aeronaves, interferência de telefonia celular, transmissão e recepção com baixa intensidade ou com ruído e muito mais, isso mostra claramente os riscos a que estão expostos os usuários dos transporte aéreo - afirma o deputado.

O deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA) acusa o presidente Luiz Inácio Lula da Silva de tentar transferir a terceiros a responsabilidade que lhe cabe como chefe de Estado. Segundo ele, a demissão de operadores de esquemas fraudulentos não resolverá a crise.

Publicidade

- Há 51 meses, Lula retira o bode da sala e a crise persiste. Omisso, o presidente mantém a indecisão como marca registrada. Os exemplos são muitos e exaustivos. Escândalos do mensalão, das sanguessugas, do falso dossiê permanecem abertos. Agora, Lula joga às feras prepostos da Infraero, em mais uma tentativa de remover de seu gabinete os sinais óbvios dos desmandos do governo - diz Aleluia.

Para Aleluia, o anúncio do afastamento dos servidores é uma tentativa de barrar a CPI, mas só aumenta a convicção de que a Infraero é uma caixa preta que precisa ser aberta rapidamente.PFL decide continuar obstruindo pauta do plenário

Os partidos de oposição pretendem manter a mesma posição da semana passada quanto às votações em plenário. PSDB e PPS não deverão fazer obstrução, ao contrário do PFL, que pretende impedir as votações até o julgamento final do Supremo.

- O problema do tráfego aéreo não se esgota com o bom comportamento dos controladores de vôo no último fim de semana, nem tampouco com o pedido de desculpas depois de todos os transtornos que eles causaram à população brasileira - insistiu o líder do PFL, deputado Onyx Lorenzoni (RS).

- Vamos continuar pressionando o governo dentro do Parlamento, e também as instituições do Poder Judiciário, para que se compreenda a importância da instalação da CPI - destacou o parlamentar.

Publicidade
Veja também
  • Infraero afasta quatro funcionários acusados de irregularidades
  • Atrasos atingem 12,5% dos vôos, diz Infraero
  • Lula agradece aos controladores o feriado tranqüilo nos aeroportos