O vice-governador do estado e secretário da Agricultura, Orlando Pessuti (PMDB), deu uma palestra explicativa à bancada federal do Paraná, na terça-feira à noite, sobre as ações do estado para combater a crise provocada pela febre aftosa. O encontro foi organizado pelo deputado federal Moacir Micheletto (PMDB) e dos três senadores, apenas Flávio Arns (PT) compareceu. Da bancada de 30 deputados, compareceram 10 parlamentares.
Solidariedade 1 O ex-prefeito de Curitiba Rafael Greca recebeu ontem, durante a sessão da Assembléia, a solidariedade de outros dois ex-prefeitos que respondem processos no TJ, José Scarpellini (PSB) e Jocelito Canto (PTB). Greca foi condenado por ter construído o Hospital do Bairro Novo sem licitação, em situação emergencial.
Solidariedade 2 José Scarpellini (PSB) lembra que respondeu processo por ter construído casas populares, quando era prefeito de Apucarana, também em uma situação de emergência. Jocelito Canto (PTB) também lembrou que está respondendo por ter socorrido a Santa Casa de Ponta Grossa, quando era prefeito, quando uma caldeira explodiu.
Produtividade O senador Osmar Dias (PDT) está elaborando parecer sobre o projeto que dispõe sobre os índices de produtividade no meio rural, de autoria da senadora Lúcia Vânia. A proposta tramita na Comissão de Agricultura do Senado e prevê entre outras alterações prazo de dois anos após a determinação de novos índices para adequação das propriedade. Osmar diz que pretende ouvir as entidades representativas do setor.
Superlotação De acordo com o deputado Barbosa Neto (PDT) o Ministério Público deve promover em breve uma ação civil pública contra o governo do estado pela superlotação da UTI do Hospital Universitário de Londrina. Barbosa afirma que no último fim de semana, a taxa de ocupação alcançou 172% da capacidade. "Estamos pedindo providências urgentes ao governo para dotar o HU de condições", disse o deputado. Reclamação O prefeito Beto Richa reclamou que seu antecessor não previu, para o orçamento deste ano, o aumento, determinado por lei federal, de 11% para 22% do repasse obrigatório da prefeitura para a previdência dos servidores. Além disso, segundo Richa, os precatórios de 2004 não foram pagos na gestão anterior e tiveram que ser saldados neste ano, juntamente com os títulos de 2005.
Feriado A Câmara de Vereadores de Curitiba deve emendar o feriado da semana que vem, jogando para segunda-feira o feriado do dia do servidor público (dia 28 de outubro, amanhã) para segunda-feira, já emendando com o Dia de Finados. Já a Assembléia Legislativa promete expediente normal na segunda e terça-feira, inclusive com realizações de sessões plenárias.
Homenagem O jornalista Mauri König, da Gazeta do Povo, foi indicado pela vereadora Julieta Reis (PSB) para receber o Prêmio Colunista Dino Almeida, na categoria "Proteção à vítima de violência física e psicológica". A proposta está em apreciação na Câmara de Vereadores Curitiba.
Apreensão O vereador Paulo Frote (PSDB) recebeu uma comissão que representa os engenheiros e arquitetos, servidores da prefeitura municipal de Curitiba, que pedem equiparação salarial estabelecido pelo Crea. O grupo comunicou ao vereador que espera uma resposta do prefeito até hoje, no final do expediente. Caso Beto Richa não se manifeste os engenheiros e arquitetos prometem uma vigília diária de duas horas na porta do gabinete do prefeito, a partir de segunda.
Descontentamento A retirada do orçamento do próximo ano da reforma do Posto de Saúde Iracema, no Cajuru, desagradou aos vereadores da base de apoio do prefeito. A vereadora Nely Almeida (PSDB) pretende conversar com Beto Richa para tentar persuadi-lo a retomar a obra. Já o petista André Passos quer marcar uma audiência pública para o secretário Micheli Caputo explicar os motivos.
Pinga-fogo
* Em audiência pública realizada ontem em Londrina, o presidente estadual do PT, deputado André Vargas, criticou a proposta orçamentária do governo do estado para 2006.
* Integrante da Comissão de Orçamento, Vargas destacou a carência na área de saúde e a ausência de investimentos nas regiões metropolitanas no interior.
* O evento foi realizado na Câmara Municipal e contou com a presença dos deputados Barbosa Neto (PDT), Ademir Bier (PMDB) e Marcos Isfer (PPS), que também integram a comissão.
* O presidente da Comissão de Economia da Câmara de Curitiba, Luís Ernesto (PSDB), marcou para dia 9 de novembro, às 14h, no auditório do Anexo 2, a audiência pública que vai mostrar à cidade o plano plurianual (PPA) de governo para os próximos quatro anos.
* O deputado estadual Tadeu Veneri (PT) está organizando para dia 25 de novembro um debate sobre nepotismo.
* O jurista Fábio Konder Comparato deve ser o palestrante.
* Os procuradores de estado decidiram manter-se em estado de mobilização para chamar a atenção do governo pela reivindicação de reajuste salarial.
* Eles se queixam que estão há 11 anos sem atualização.
* Os procuradores argumentam que a Justiça,acaba de reconhecer o direito constitucional da classe de ver recomposta a sua remuneração, estabelecendo o índice de 116% para o período.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Deixe sua opinião