Os usuários de computadores que utilizam o mesmo nome e a mesma senha em múltiplos sites - como bancos, lojas e livrarias virtuais - correm mais riscos de serem identificados por criminosos digitais, afirmou a União Internacional das Telecomunicações (ITU, da sigla em inglês).
A instituição, agência das Nações Unidas para o setor, com sede em Genebra, afirmou que tanto as empresas como os reguladores precisam encontrar uma solução eficiente para a propagação de informações pessoais na internet, fenômeno que deveria estar protegido por meios mais modernos de identificação.
A ITU alertou que um grande volume de login e de senhas solicitados aos usuários de internet têm sido repetidos, o que aumenta as ameaças à segurança.
- Estes hábitos aumentam os riscos à segurança e deixam os usuários vulneráveis às ações dos ladrões digitais de identidade, que crescem em volume e em imaginação - anunciou a agência em um relatório sobre comportamento na internet.
O documento foi apresentado pouco antes da abertura do "Living The Digital World", evento mundial da ITU Telecom World, sediado em Hong Kong até o dia 8 de dezembro.
- A falta de coordenação dos sistemas de identificação é uma fonte crescente de problemas para os usuários e é preciso solucioná-los rapidamente - acrescentou a organização.
Briga de Pochmann e servidores arranha imagem do IBGE e amplia desgaste do governo
Babás, pedreiros, jardineiros sem visto: qual o perfil dos brasileiros deportados dos EUA
Crise dos deportados: Lula evita afronta a Trump; ouça o podcast
Serviço de Uber e 99 evidencia “gap” do transporte público em grandes metrópoles
Deixe sua opinião