Um El Niño moderado surgiu na região tropical do oceano Pacífico, ameaçando provocar mais instabilidade climática no primeiro trimestre de 2007, afirmou na sexta-feira a Organização Mundial Meteorológica (WMO).
A agência climática da Organização das Nações Unidas (ONU) informou que as temperaturas da superfície da água nas regiões central e oeste do Pacífico estavam de 1 a 1,5 grau Celsius acima do normal e que continuariam acima do patamar usual durante os próximos três meses.
Apesar da previsão de que o atual El Niño -- um fenômeno relativo ao aquecimento anormal das águas do Pacífico -- continuará ``moderado'' em termos de intensidade, o especialista Rupa Kumar Kolli, da WMO, disse que ele poderia provocar eventos meteorológicos inesperados em todo o mundo.
``Um El Niño moderado não significa que o impacto dele será moderado'', afirmou o especialista em uma entrevista coletiva.
A Austrália e a Indonésia já enfrentaram vários períodos de seca relacionados com as temperaturas mais elevadas do Pacífico, algo que, segundo Kumar, poderia explicar a surpreendentemente tranquila temporada de furacões no Atlântico neste ano.
``O El Niño vem associado normalmente a uma temporada de furacões menos violenta'', disse.
Ocorrências anteriores do fenômeno foram relacionadas com períodos de seca no sudeste da Ásia, com fortes chuvas na América do Sul e no leste da África e com temperaturas mais amenas no norte dos EUA e no Canadá.
O El Niño intenso de 1997-1998 matou centenas de pessoas em toda a região do Pacífico e da Ásia, além de ter provocado grandes prejuízos econômicos durante o ápice da crise financeira da Ásia.
Esse fenômeno climático recorrente foi notado pela primeira vez no século 19, por pescadores da América do Sul.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião