Proposta aprovada hoje pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado determina que os senadores deverão, pelo menos uma vez por ano, avaliar o desempenho das agências reguladoras. O texto segue para análise do plenário antes de ser analisado pela Câmara dos Deputados.
A Proposta de Emenda à Constituição (PEC), de autoria do senador Aloizio Mercadante (PT-SP), também inclui os diretores das agências no grupo de autoridades sujeitas à convocação do Senado e da Câmara dos Deputados. Na condição de convocados, eles não podem se recusar a prestarem esclarecimentos sobre determinados assuntos sob pena de responder por crime de responsabilidade.
"Tendo em vista que as agências vêm sofrendo inúmeras críticas, malgrado seu importante papel, a iniciativa sob análise é salutar e conveniente, por possibilitar ao Congresso Nacional exercer sua nobre missão de vigilância também em relação a instituições que, no mundo de hoje, cumprem tarefas da mais alta responsabilidade e do maior interesse público", anota o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) no relatório do projeto.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião