O juiz federal Sergio Moro retorna nesta terça-feira (19) ao trabalho na Justiça Federal de Curitiba com a agenda cheia. O magistrado está de férias desde o início do recesso judiciário, que começou no final de dezembro. Já na quarta-feira (20) começam os interrogatórios dos réus da Operação Pixuleco, 17.ª fase da Lava Jato.
SAIBA MAIS: Tudo sobre a Operação Lava Jato
INFOGRÁFICO: Um resumo da Operação
Serão ouvidos na quarta o os operadores Milton e José Adolfo Pascowitch e o ex-gerente da Petrobras Pedro Barusco. Na sexta-feira (22) será a vez do executivo Julio Camargo e dos operadores Fernando e Olavo Horneaux. As oitivas seguem na próxima semana até o dia 29 de janeiro. Serão ouvidos o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto, o ex-diretor da Petrobras Renato Duque, o ex-ministro José Dirceu, seu ex-assessor Roberto Marques, entre outros réus.
Os prazos para apresentações de defesas prévias, alegações finais e demais petições, que estavam suspensos, voltam a correr a partir da quarta-feira (20). Com isso, entram em fase de alegações finais os processos referentes aos executivos da Andrade Gutierrez e Odebrecht, além do processo referente ao ex-diretor da Petrobras Jorge Zelada. As alegações marcam a reta final do processo. Depois do Ministério Público Federal (MPF) e das defesas apresentarem o documento, o magistrado pode proferir a sentença.
Pelo menos três processos já aguardam a sentença de Moro, que pode sair antes do carnaval. Entre eles estão o processo do núcleo de lavagem de dinheiro comandado pelo doleiro Carlos Habib Chater e dois processos referentes ao núcleo comandado pelo doleiro Raul Srour.
Intervalo
Na semana passada Moro deu uma pausa nas férias e passou pela Justiça Federal para resolver pendências urgentes. Um dos despachos foi assinado pelo juiz na segunda-feira (11). Ele autorizou a ida do empresário e pecuarista José Carlos Bumlai, amigo do ex-presidente Lula, ao hospital.
O juiz substituto da 14.ª Vara da Justiça Federal, Alessandro Rafael Bertollo de Alexandre foi designado para substituir Moro até esta segunda-feira (18). A assessoria de imprensa da Justiça Federal não confirmou o motivo da visita de Moro ao local de trabalho durante as férias.
Deixe sua opinião