O juiz federal Sergio Moro retorna nesta terça-feira (19) ao trabalho na Justiça Federal de Curitiba com a agenda cheia. O magistrado está de férias desde o início do recesso judiciário, que começou no final de dezembro. Já na quarta-feira (20) começam os interrogatórios dos réus da Operação Pixuleco, 17.ª fase da Lava Jato.
SAIBA MAIS: Tudo sobre a Operação Lava Jato
INFOGRÁFICO: Um resumo da Operação
Serão ouvidos na quarta o os operadores Milton e José Adolfo Pascowitch e o ex-gerente da Petrobras Pedro Barusco. Na sexta-feira (22) será a vez do executivo Julio Camargo e dos operadores Fernando e Olavo Horneaux. As oitivas seguem na próxima semana até o dia 29 de janeiro. Serão ouvidos o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto, o ex-diretor da Petrobras Renato Duque, o ex-ministro José Dirceu, seu ex-assessor Roberto Marques, entre outros réus.
Os prazos para apresentações de defesas prévias, alegações finais e demais petições, que estavam suspensos, voltam a correr a partir da quarta-feira (20). Com isso, entram em fase de alegações finais os processos referentes aos executivos da Andrade Gutierrez e Odebrecht, além do processo referente ao ex-diretor da Petrobras Jorge Zelada. As alegações marcam a reta final do processo. Depois do Ministério Público Federal (MPF) e das defesas apresentarem o documento, o magistrado pode proferir a sentença.
Pelo menos três processos já aguardam a sentença de Moro, que pode sair antes do carnaval. Entre eles estão o processo do núcleo de lavagem de dinheiro comandado pelo doleiro Carlos Habib Chater e dois processos referentes ao núcleo comandado pelo doleiro Raul Srour.
Intervalo
Na semana passada Moro deu uma pausa nas férias e passou pela Justiça Federal para resolver pendências urgentes. Um dos despachos foi assinado pelo juiz na segunda-feira (11). Ele autorizou a ida do empresário e pecuarista José Carlos Bumlai, amigo do ex-presidente Lula, ao hospital.
O juiz substituto da 14.ª Vara da Justiça Federal, Alessandro Rafael Bertollo de Alexandre foi designado para substituir Moro até esta segunda-feira (18). A assessoria de imprensa da Justiça Federal não confirmou o motivo da visita de Moro ao local de trabalho durante as férias.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais