Uma agenda de José Dirceu, em poder da CPI dos Correios, confirma que o ex-ministro, acompanhado de Valério, se encontrou com o presidente do banco acionista da empresa portuguesa. Emerson Palmieri é primeiro secretário do PTB e a viagem dele para Portugal foi paga pelo partido: R$ 11.440. Ele embarcou no dia 24 de janeiro deste ano e voltou dois dias depois. Palmieri viajou com o empresário Marcos Valério, que disse que foi a Lisboa para um encontro com representantes da Portugal Telecom, por causa da venda da Telemig.
- Um dos compradores era a Portugal Telecom e por acaso a conta da Telemig Celular pertencia a uma das agências aonde eu era acionista. O doutor Emerson Palmieri me acompanhou como amigo. Ele falou que tava muito estressado e que ele ia a Portugal me acompanhando - conta o empresário Marcos Valério.
O deputado Roberto Jefferson contou uma versão diferente ao Conselho de Ética. A acusação foi feita ao deputado José Dirceu.
- Vossa excelência fez uma aproximação do grupo da Portugal Telecom com o presidente Lula. E depois autorizou o PTB, quer dizer a mim, presidente do PTB, que mandássemos emissários a Portugal, a Portugal Telecom, em nome do PT e em nome do PTB. Para que nós negociássemos lá, depois do encontro que vossa excelência patrocinou do grupo da Portugal Telecom o presidente Lula, um acordo que pusesse em dia as contas do PTB e do PT - afirmou o deputado Roberto Jefferson (PTB-SP).
O deputado José Dirceu negou tudo.
- Quero repelir e quero negar de maneira peremptória que autorizei ou tive qualquer relação com a Portugal Telecom, fiz qualquer acordo ou encaminhamento com o PT e com o PTB sobre essa questão. Trata-se de uma mentira - disse Dirceu.
Em nota, o Palácio do Planalto afirmou que o presidente Lula esteve duas vezes com representantes da Portugal Telecom. Mas que as reuniões trataram de novos investimentos no Brasil.
Já a Portugal Telecom divulgou nesta quarta-feira uma segunda nota. Diz que manteve sim contatos com Marcos Valério, mas nega que tenha participado de qualquer encontro para discutir ou negociar operações de financiamento de partidos políticos brasileiros.
O jornal português "Expresso" publicou no dia 16 de julho último que Marcos Valério esteve com o ex-ministro de Obras Públicas, Antonio Mexia, a pedido do presidente da Portugal Telecom, que também participou do encontro. Marcos Valério se apresentou como consultor do presidente do Brasil.
- Dirceu rejeita denúncia de negociação com a Portugal Telecom
- Portugal Telecom nega encontro com emissários do PT e do PTB
- Dirceu diz que pode ter encontrado empresários da Portugal Telecom
- Valério nega ter sido recebido por ministro português como representante do governo
- Ex-ministro de Portugal diz que recebeu Valério como consultor de Lula
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Deixe sua opinião