• Carregando...
João do Suco, o sucessor de Derosso? | Rodolfo Bührer/Arquivo/Gazeta do Povo
João do Suco, o sucessor de Derosso?| Foto: Rodolfo Bührer/Arquivo/Gazeta do Povo
  • Renata Bueno, vereadora
  • Jorge Samek, diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional

O PT garantiu outras três assinaturas tucanas para a representação que pede à destituição de João Cláudio Derosso (PSDB) da presidência da Câmara Municipal. Com a rubrica de Beto Moraes, Professor Galdino e João do Suco (foto acima), 30 parlamentares já se declaram favoráveis à saída do presidente. Entre os três novos nomes, chama a atenção o de João do Suco, líder do prefeito Luciano Ducci (PSB) na Casa. Em um primeiro momento, ele havia dito que não se manifestaria em razão de representar o prefeito. Além de Derosso e Sabino Pícolo (DEM), que é o presidente interino da Câmara, outros seis vereadores não apoiam a destituição: Ademir Manfron (PP), Dirceu Moreira (PSL), Pastor Valdemar Soares (PRB), Nely Almeida (PSDB), Paulo Frote (PSDB) e Julião Sobota (PSC). Em tese, desses seis nomes, saem os três integrantes da comissão processante. Porém, nos próximos dias, a oposição, formada pelo PT e PMDB, deve retirar assinaturas para participar do sorteio que define os responsáveis pelo processo.

* * * * *

Conversa afiada

Depois de uma viagem de dois meses à Itália para iniciar um projeto de doutorado, a vereadora Renata Bueno (PPS, foto 1) retornou nesta semana ao trabalho na Câmara Municipal de Curitiba.

Como a senhora conciliou o trabalho como parlamentar com a viagem à Itália?

Eu utilizei o período de dois meses de recesso para esse trabalho. Como houve uma antecipação da volta do recesso do fim de ano, aliás, uma proposta minha, acabei ficando alguns dias fora após a volta das sessões do plenário. Mas como já estava programado, eu fui porque os ganhos para a cidade com esse trabalho serão muito maiores do que os prejuízos causados pela falta a algumas sessões.

Do que trata o seu projeto?

É uma revisão e consolidação de todas as leis de Curitiba. Dei início ao projeto de doutorado em Roma e agora vou continuar com o trabalho aqui em Curitiba.

As faltas da senhora foram muito criticadas pelos seus colegas, como avalia isso?

Retaliação, não existe outra palavra.

E o marido da senhora [Renata Bueno é casada com o vereador Juliano Borghetti (PP)] achou ruim ter a mulher tanto tempo longe?

Ele achou ruim porque eu fui no período de Natal. Mas foi necessário, porque lá, diferente do Brasil, nada para nessa época. Mas nesse meio tempo nós passamos dez dias juntos no México, o que compensou os dias distantes.

* * * * *

Para fora

A expulsão de servidores públicos federais envolvidos em irregularidades bateu novo recorde no mês passado. Em fevereiro, 48 agentes públicos foram punidos com demissão, destituição ou cassação da aposentadoria, de acordo com informações da Controladoria-Geral da União(CGU). O número é o maior para o mês desde 2003. No mesmo mês de 2011, por exemplo, foram 39. Nos últimos nove anos, foram 3.600 expulsões como punição a servidores públicos.

Paquerado

Partido da base do governo federal, o PDT está sendo paquerado pelo PSDB em São Paulo. O ex-governador José Serra assumiu as negociações com o partido para a formação de uma aliança em torno de sua pré-candidatura à prefeitura da cidade. O PDT ganhou uma vaga no secretariado do governador Geraldo Alckmin, mas a equipe de Serra acredita que precisará se empenhar ainda mais para fazer com que a sigla desista de lançar o deputado Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força, na disputa eleitoral.

Pinga-fogo

"Vou fazer o que a presidenta decidir. Se disser para ser candidato, vou ser. Se disser para ficar na Itaipu, vou ficar."

Diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Jorge Samek (PT, foto 2), respondendo se vai ou não disputar a prefeitura de Foz do Iguaçu, em outubro. Logo em seguida, porém, ao ser questionado sobre qual das opções preferia, o petista simplesmente deixou a pergunta no ar, sem resposta.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]