• Carregando...
 | Brunno Covello/SMCS
| Foto: Brunno Covello/SMCS
 |

Pinga-fogo

José Cruz/ABr

"Trata-se de uma espécie de oficialização do WikiLeaks, com todos os seus inconvenientes e perigos."

Fernando Collor, senador (PTB-AL), voltando a defender a manutenção do sigilo eterno dos documentos oficiais. O ex-presidente também se manifestou contrário à divulgação das informações na internet

Depois de entrar na Justiça e impedir a divulgação de pesquisas do Ibope e do Datafolha na reta final da campanha ao governo no ano passado, o grupo político do governador Beto Richa (PSDB) e do prefeito Luciano Ducci (PSB, foto) "fez as pazes" com o Ibope. O instituto faz sondagem em Curitiba sobre as eleições municipais do ano que vem. Pergunta sobre o trabalho de Ducci e checa a aceitação de nomes para vice – entre eles, Ney Leprevost (PSD), Fernando Francischini (PSDB), Renata Bueno (PPS) e João Cláudio Derosso (PSDB). De olho na batalha de versões e contraversões, o levantamento questiona se o entrevistado ouviu falar das denúncias contra o governo federal e as que atingem Derosso, presidente da Câmara dos Vereadores de Curitiba e aliado antigo do grupo. No ano passado, a coligação de Beto questionou a metodologia dos institutos num momento em que ele caía e Osmar Dias (PDT) subia.

Frango a Kiev

O governador Beto Richa (PSDB), a trupe de caciques tucanos e empresários paranaenses chegaram ontem à noite em Kiev, na Ucrânia. Foram recepcionados pelo embaixador ucraniano Rostyslav Tronenko e pelo embaixador brasileiro Antônio Fernando Cruz de Mello. O diplomata brasileiro inclusive recebeu o grupo para um jantar em sua casa, onde puderam dar vivas à absolvição do presidente da Assembleia, Valdir Rossoni, em julgamento ontem no TRE (leia mais nesta página). Hoje pela manhã, o grupo deve ter um "encontro reservado" com o primeiro-ministro da Ucrânia, Mykola Azárov.

Para pensar...

"Se a sociedade assumir a corrupção como um problema dela, e não só da presidente, haverá de criar o constrangimento político e ético para que as instituições públicas sejam devolvidas ao interesse público, e não ao privado."

Marina Silva, ex-senadora e ex-candidata à Presidência pelo PV, pedindo o apoio da população ao combate à corrupção no país.

Votação postergada

O projeto de lei do deputado Stephanes Junior (PMDB) que inclui os municípios de Campo do Tenente e Piên à região metropolitana de Curitiba terá de voltar à CCJ da Assembleia Legislativa. Ontem, na segunda votação da proposta, uma emenda foi apresentada pela Comissão de Assuntos Metropolitanos propondo a inclusão de Rio Negro no projeto original. Na justificativa, Stephanes afirma que a mudança vai alavancar as condições de crescimento dos municípios e melhorar a qualidade de vida dos moradores.

Fim ds doações

A OAB decidiu ontem pedir ao Supremo que proíba empresas de fazerem doações para campanhas eleitorais. A entidade quer que o STF declare inconstitucionais dispositivos da legislação eleitoral que autorizam esse tipo de doação. Para a Ordem, as contribuições financeiras por empresas são uma forma de incentivo à corrupção, ao tráfico de influência e à supremacia do poder econômico sobre o político.

Battisti

O ex-ativista italiano Cesare Battisti recebeu na semana passada um documento provisório de estrangeiro, emitida pelo Ministério da Justiça, que lhe dá a garantia de que não será barrado, nem preso, como cidadão clandestino.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]