O vereador de Curitiba Pedro Paulo (PT) ironizou a iniciativa de Leprevost. "Fiquei me perguntando se o deputado questiona o governo do estado ou a prefeitura de Curitiba. Por que desta água muitos já beberam", disse o vereador, que promete apresentar projeto similar na Câmara Municipal.
Presidência O deputado federal Ricardo Barros (PP) quer ser o novo presidente do partido no Paraná, no lugar de Dilceu Sperafico. Mas para conseguir sucesso na empreitada, tem alguns acordos a serem fechados. O primeiro, imposto pelos deputados federal e estadual Nelson Meurer e Ney Leprevost, é que Barros apóie a reeleição de Beto Richa (PSDB) à prefeitura de Curitiba. A outra é que Richa abra mais espaço na capital para o PP.
Exigência Ricardo Barros pede que Beto Richa apóie um deputado federal do PP em Curitiba nas eleições de 2010. Barros quer ainda que o PP tenho mais cargos na prefeitura curitibana a partir de 2009, como, por exemplo, duas secretarias. Hoje o PP tem apenas Domingos Caporrino na secretaria municipal de Assuntos Metropolitanos.
Secretariado Está prometida para esta semana a reforma que Beto Richa pretende fazer no secretariado municipal em Curitiba. Durante o feriado de Páscoa, Richa recebeu, em sua casa em Porto Belo (SC), companheiros políticos para debater o assunto. Ele está refletindo sobre como atender o DEM, PDT, PPS e PTB.
Indicação O PPS espera ter um vereador na equipe da prefeitura de Curitiba. O DEM quer indicar Lupion Neto ou a ex-vice-governadora Emília Belinatti para presidir o Instituto Curitiba de Saúde, na vaga de Canto Netto, que foi para o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). Já o PDT, deve perder a secretaria de Esportes, que hoje está com Raul Plasmann, e quer outra pasta importante.
Volta O líder do governo na Assembléia Legislativa, Luiz Cláudio Romanelli, disse que o ex-procurador-geral do Estado, Sérgio Botto de Lacerda, nunca deveria ter deixado a função. Existe a possibilidade de Botto voltar para o cargo, a pedido, inclusive, do governador Roberto Requião.
Mudança O presidente do Legislativo estadual, Nélson Justus (DEM), criou uma comissão para elaborar um projeto de mini-reforma do regimento interno da Casa. Entre as mudanças está o tempo de publicação da pauta de votação. Atualmente, ela só é passada aos parlamentares horas antes de ir a plenário. Com a proposta nova, seria enviada aos gabinetes com 24 horas de antecedência.
Julgamento Os quatro acusados do assassinato do presidente do PT de Imbituva, Oscar Fachini, em julho de 2002, devem ir a julgamento na próxima quinta-feira. Na época do crime, a direção estadual do PT já havia alertado que Fachini estava sendo ameaçado para que parasse com as denúncias contra a Câmara Municipal da cidade.
Lala O vereador Manassés Oliveira (sem partido) apresentou um projeto para criar em Curitiba o "Prêmio Lala Schneider". Caso seja aprovado, o prêmio será concedido anualmente, pela Câmara Municipal, aos artistas que se destacarem no teatro e na música.
* * * * * *
" É comum, especialmente em época eleitoral, o surgimento de jornais destinados exclusivamente para a propaganda de determinados candidatos e a detratação pública de seus adversários. Esses jornais caça-níqueis acabam deixando de existir em muito pouco tempo. "Ney Leprevost (PP), deputado estadual, que apresentou nesta semana um projeto de lei que regulamenta a propaganda oficial em jornais do Paraná.
Justificativa - De acordo com a proposição de Ney Leprevost, apenas veículos de comunicação que tenham mais de dois anos de circulação comprovada poderão publicar propaganda oficial.
* * * * * *
Pinga-fogo
Ao discutir o projeto que regulamenta o serviço de segurança com cães de guarda, o vereador Tico Kuzma (PPS) foi em defesa dos animais Disse que o projeto de Manassés de Oliveira (sem partido) era muito interessante porque os cães não têm como dizer pelo que passam e muito menos se reunir em associação, ou sindicato, para lutar suas reivindicações O feriado foi de muito trabalho para os assessores do secretário da Agricultura, Válter Bianchini Todos foram convocados a ficar em Curitiba para ajudar na apresentação da pasta na terça-feira, na "escolinha de governo" O delegado regional do Trabalho, Geraldo Serathiuk, está se movimentando para tentar se manter no cargo federal A mudança do ministério, agora nas mãos do PDT, pode gerar trocas de comando nos estados.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião