O julgamento da medida cautelar dos irmãos Simões no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ficou para a próxima semana. Carlos Simões, deputado estadual reeleito, e Íris Simões, suplente de deputado federal, ambos do PTB, tiveram a candidatura cassada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) por abuso de poder econômico e uso indevido de meios de comunicação para pedir votos. Se conseguir liminar favorável, o deputado Carlos Simões poderá ser diplomado, no aguardo da decisão definitiva.
Incompleto Alguns sites do governo estadual ainda estão com informações incompletas. Parte dos dados foi retirada do ar durante a campanha eleitoral por determinação da Justiça Eleitoral. O site do Detran, na noite de sexta-feira ainda trazia a mensagem "informamos que este site foi adequado, mantendo apenas os serviços essenciais de informação e interação com o usuário. Após o período eleitoral, o conteúdo completo do site será reinserido".
Resposta A modernização do Porto de Paranaguá será tema do Jornal Nacional de hoje, na Rede Globo. O governador Roberto Requião (PMDB) conseguiu ontem uma retratação da emissora sobre reportagem veiculada nesta semana que mostrava longas filas no terminal. Foi explicado que as imagens eram de arquivo e de uma situação isolada, quando foi feito cadastramento.Rapidez Uma lei pode dar ao Paraná a competência para avaliar e homologar o funcionamento de cursos superiores em faculdades particulares. O projeto deveria receber parecer da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na segunda-feira, mas o autor, Reni Pereira (PSB), pediu a retirada da pauta para elaborar um substitutivo. Ele já discutiu o tema com o Conselho Estadual de Educação e o governo.Controle O projeto, segundo Reni Pereira, vai "por freio em faculdades que estão vendendo diploma". A lei também interessa o Ministério da Educação, que não consegue mais avaliar as instituições por causa da grande demanda. "Vai melhorar a qualidade do ensino e facilitar também para as universidades, que vão ganhar mais agilidade na avaliação e reconhecimento dos cursos", diz o deputado.
Poder Cotado para ser secretário estadual, líder da bancada do governo ou presidente do PMDB do Paraná, o deputado estadual eleito Waldyr Pugliesi, diz que tudo não passa de especulação. Segundo ele, está sabendo dos cargos que poderia ocupar pela imprensa. Experiente político, o ex-secretário dos Transportes avisa que a decisão vem de cima e não adianta ninguém querer apressar o processo: "Quem define é o Requião. E só o Requião".Unidos O deputado estadual eleito, Douglas Fabrício (PPS), diz que estão adiantadas as conversas para a fusão do partido com o PHS e PMN, o que resultaria em um bloco de quatro deputados. A definição sobre apoio ou não ao governador Roberto Requião (PMDB) fica para uma segunda etapa. Fabrício garante que vai seguir a determinação do partido. Atualmente, a bancada do PPS vota com o governo na Assembléia.
Procurando O presidente estadual do PSDB, Valdir Rossoni, diz que ainda está refletindo sobre onde poderiam estar os 10 mil votos que faltaram para Osmar Dias (PDT) vencer a eleição contra Requião. Sem resposta, o deputado garante continuar cumprindo o papel que foi delegado a ele pela metade do eleitorado paranaense: ficar na oposição.
Pinga-fogo
A passagem de Doático Santos, assessor do governador, ontem na prefeitura de Curitiba, aumentou a rivalidade com os tucanos Ao ser chamado de "provocador barato", tentou intimidar os assessores: "Se vocês querem continuar a conversa, vamos lá fora". O assessor do prefeito, Edson Feltrin, revidou: "Não tenho medo de você. Já te conheço" O bate-boca acabou com a saída de Doático O presidente da Assembléia Legislativa, Hermas Brandão (PSDB), prevê que vai ser tranqüila a escolha do secretariado pelo governador "Ele teve poucos partidos apoiando e não tem compromisso. Terá total liberdade", afirma o deputado O ex-chefe de gabinete do governador, Vanderlei Iensen (PMDB), arrisca que nenhum deputado será chamado para ser secretário Para desespero dos suplentes.
política@gazetadopovo.com.br
Qual será o perfil do novo papa? A “matemática do conclave” pode enganar
Quem são os cardeais mais cotados para suceder Francisco à frente da Igreja Católica
Documentos redigidos por Francisco revelam o perfil de seu pontificado
Defesas apontam fatos que desafiam denúncia do golpe e Moraes insiste no 8/1