O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), afirmou nesta segunda-feira (27) que aguardará a conclusão das investigações conduzidas pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) sobre suspeita de cartel em licitações de trens em São Paulo para tomar qualquer providência em relação à empresa Siemens. "Nós não só vamos verificar essa questão na inidoneidade como entramos na Justiça. Só que é preciso o Cade terminar a investigação", respondeu o governador ao ser questionado sobre a presença da Siemens em lista de empresas idôneas.

CARREGANDO :)

Em 2013, a multinacional alemã delatou ao Cade a formação de cartel em licitações de trens de 1998 a 2008, durante governos de Mário Covas, José Serra e Geraldo Alckmin, todos do PSDB. Apesar de o governo do Estado já ter entrado com um processo na Justiça contra a Siemens, ela ainda consta no Cadastro Pró-Ética, feito pela Controladoria-Geral da União e pelo Instituto Ethos.

Documento do Banco Mundial fez alerta ao governo de São Paulo, em 2009, sobre restrições impostas à Siemens após investigações em um projeto na Rússia. A sanção vigorou até dezembro de 2010. A informação foi divulgada pelo jornal "O Estado de S.Paulo". Na época, o governador do Estado era José Serra (PSDB). "Essa recomendação do Bird foi por cartel da Siemens na Rússia. Veja que não foi uma questão localizada", comentou Alckmin.

Publicidade