O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), divulgou uma nota para parabenizar a presidenta Dilma Rousseff (PT) por indicar o vice-governador Guilherme Afif Domingos (PSD) para ser ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa. "Com uma trajetória destacada na defesa e na valorização do empreendedorismo e das micro e pequenas empresas, Guilherme Afif Domingos vinha presidindo com excelência o Conselho Gestor das Parcerias Público-Privadas do Estado de São Paulo. Com o convite, São Paulo dá hoje mais uma contribuição para o Brasil. E, a serviço do Brasil, nosso vice-governador haverá de fazer ainda mais por São Paulo", afirma o tucano, na nota.
A indicação de Afif foi anunciada nesta segunda. A posse será na quinta-feira. Segundo nota do Palácio do Planalto, Afif tem tido "papel relevante em todos os processos que, nos últimos anos, resultaram no estímulo e na valorização das micro e pequenas empresas no país".A função do ministério será "formular políticas de apoio às micro e pequenas empresas, segmento fundamental para a geração de empregos e o desenvolvimento da economia brasileira".
O anúncio aconteceu após cerimônia na manhã de hoje na Associação Comercial de São Paulo, em que a presidente teceu elogios a Afif. A nomeação foi fechada numa reunião entre Dilma, Afif, o vice-presidente Michel Temer e o ex-prefeito de São Paulo e presidente do PSD, Gilberto Kassab.
Com a nomeação de Afif, o PSD passa a integrar oficialmente o primeiro escalão do governo federal e se torna um possível aliado de Dilma na disputa pela reeleição, em 2014. Em entrevista no mês passado, porém, Kassab havia afirmado que uma eventual escolha de Afif para comandar a nova pasta se daria em caráter pessoal, e não partidário.
O partido, criado em 2011 a partir de dissidências de outras legendas -- principalmente do DEM, sigla de oposição--, reluta em se tornar parte da base aliada e prega independência.Vice do tucano Geraldo Alckmin, Afif tinha perdido espaço no Palácio dos Bandeirantes desde a fundação do PSD.
STF e governistas intensificam ataques para desgastar Tarcísio como rival de Lula em 2026
Governo e estatais patrocinam evento que ataca agronegócio como “modelo da morte”
Pacote fiscal pífio leva Copom a adotar o torniquete monetário
Por que o grupo de advogados de esquerda Prerrogativas fez festa para adular Janja