A primeira pesquisa de intenção de voto realizada depois da escolha do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, como candidato do PSDB à presidência da República mostra uma crescimento do tucano na preferência dos eleitores. De acordo com levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisa Datafolha para o jornal Folha de São Paulo, com 3,8 mil eleitores de 180 municípios, na quinta e sexta-feiras passadas, Alckmin conta com a preferência de 23% dos eleitores, seis pontos percentuais a mais do que os 17% registrados na pesquisa anterior.

CARREGANDO :)

Lula se manteve praticamente estável, com 42% das intenções de votos, contra 43% da enquete anterior. A mesma variação de um ponto percentual foi registrada pelo ex- governador do Rio, Anthony Garotinho, apresentado na pesquisa como candidato do PMDB. Garotinho aparece com 12% dos votos contra 11% da última pesquisa do Datafolha.

Nas projeções para o segundo turno, o governador de São Paulo também cresceu. De acordo com o Datafolha, Alckmin teria 38% dos votos e Lula, 50%. Na pesquisa anterior, Lula tinha 53% da preferência contra 35% do candidato tucano. O percentual de pessoas que afirmaram não votar em Alckmin, chamado índice de rejeição, foi de 16%. No caso de Lula, esse índice é bem mais alto: 33% dos eleitores rejeitam a idéia de votar no petista. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Publicidade

Na última pesquisa CNI/Ibope, realizada antes do anúncio oficialização da candidatura de Alckmin e divulgada quarta-feira, Lula havia ampliado sua vantagem em relação à pesquisa anterior do Ibope, de dezembro. Enquanto o governador de São Paulo oscilou dentro da margem de erro, passando de 20% para 19%, Lula cresceu 11 pontos percentuais, passando de 32% para 43% das intenções de voto. Heloísa Helena ficaria com 5% dos votos e Garotinho com 14%. Este cenário configura a hipótese de vitória de Lula no primeiro turno.

Nas simulações para o segundo turno da mesma pesquisa, Lula abriu vantagem em relação aos possíveis concorrentes. No levantamento de dezembro, Alckmin aparecia empatado tecnicamente com o presidente (41% a 37% a favor do petista). Na pesquisa de quarta-feira, a diferença aumentou para 18 pontos percentuais. Lula venceria com 49% das intenções de votos, enquanto Alckmin ficaria com 31%. O levantamento do Ibope feito entre os dias 8 a 11 de março com 2.002 eleitores, em 143 municípios do país. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.