O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, disse ontem que a pasta já concluiu o exame dos convênios com ONGs suspeitas de irregularidades. Os contratos agora serão avaliados pelos órgãos de controle e fiscalização, como o Tribunal de Contas da União e a Controladoria-Geral da União. TCU e CGU terão 60 dias para fazer a análise dos convênios.
"A presidente Dilma Rousseff, [depois da saída do então ministro Orlando Silva], pediu que fizéssemos o exame [dos convênios] em 30 dias e já concluímos essa tarefa, que deverá envolver decisão dos órgãos de controle. Minha tarefa é executar e proteger o dinheiro público em todas as ações e atribuições que cabem ao ministério", explicou Rebelo ao participar do programa Bom Dia, Ministro, produzido pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.
Rebelo enfatizou que as denúncias feitas contra Orlando Silva, seu antecessor, até agora não foram provadas. "O acusador até hoje não apresentou nenhuma prova."
Além disso, o ministro disse que ainda trabalha na montagem da equipe. "O que não é fácil, para levar adiante as tarefas e os desafios do ministério diante dos megaeventos esportivos [como a Copa do Mundo em 2014 e a Olimpíada, em 2016].
Ele acredita que todos os estádios vão estar prontos até 2014 e que as obras que serão feitas em todos os setores vão beneficiar a população nos anos que se seguirão. Além da agenda relacionada com os eventos esportivos, o ministro destacou que está cuidando da elaboração da Política Nacional do Esporte. O Congresso Nacional deverá aprovar o marco que estabelece atribuições para a União, os estados e municípios e define quem será o responsável pelos encargos sobre o oferecimento de esporte educacional e o de alto rendimento.
Impasse sobre apoio a Lula provoca racha na bancada evangélica
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Eleição de novo líder divide a bancada evangélica; ouça o podcast
Eleição para juízes na Bolívia deve manter Justiça nas mãos da esquerda, avalia especialista
Deixe sua opinião