O presidente da Câmara, Aldo Rebelo, afirmou nesta terça-feira que o aumento da taxa de aprovação do Congresso constatado pelo Datafolha é o reconhecimento de que os parlamentares estão cumprindo sua função. Ele afirmou que, no caso da Câmara, a aprovação popular é o resultado direto da aprovação de propostas de interesse da sociedade e do País. A pesquisa, realizada nos dias 1º e 2 deste mês e divulgada nesta terça, mostra que 16% dos entrevistados consideram o desempenho do Congresso ótimo ou bom, 43% o avaliam como regular, e 33%, como ruim ou péssimo - 8% não souberam responder. Os números são semelhantes aos apurados em junho do ano passado.
No levantamento divulgado, o índice de ruim ou péssimo caiu 13 pontos em relação a outubro. Essa queda foi acompanhada por um aumento de oito pontos entre os que consideram a atuação dos parlamentares regular e de quatro pontos entre os que a classificam como ótima ou boa.
O pior resultado do Congresso na pesquisa, desde o escândalo do Orçamento, em 1993, ocorreu em agosto do ano passado, quando 12% consideraram o desempenho dos parlamentares ótimo ou bom; 35%, regular; e 48%, ruim ou péssimo.
A pesquisa do Datafolha é um levantamento por amostragem estratificada por sexo e idade com sorteio aleatório dos entrevistados. O universo da pesquisa é a população acima de 16 anos. Foram entrevistadas 2.590 pessoas em 153 municípios de todos os estados e do Distrito Federal.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo
Deixe sua opinião