O oncologista Paulo Hoff informou nesta sexta-feira que o vice-presidente José Alencar deve deixar o hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, neste fim de semana. Alencar foi internado na noite de quinta-feira (17) com um quadro de pancitopenia quando há queda no nível de plaquetas, hemoglobina e glóbulos brancos do sangue. Apesar da melhora do quadro, Hoff não descartou nova transfusão de sangue.
O vice-presidente já passou por uma transfusão e, segundo o oncologista, está bem. O médico explicou que o quadro pode ter ocorrido devido à quimioterapia a que o vice se submete para tratar tumores no abdome.
"Quando você tem uma queda das plaquetas, há o risco de sangramentos, e quando há uma queda dos glóbulos brancos, há risco de infecção. Para tentar evitar que esse tipo de complicação aconteça, nós transfundimos plaquetas e damos fatores de crescimento que estimulam a medula a produzir glóbulos brancos, que podem enfrentar uma eventual infecção", explicou Hoff.
O médico disse que é possível que Alencar receba mais transfusões de sangue. Tudo dependerá da evolução do quadro do vice-presidente, segundo o oncologista. Alencar tem uma sessão de quimioterapia prevista para terça ou quarta da semana que vem. A realização da sessão, no entanto, só será realizada se ele estiver recuperado.
Mais “taxa das blusinhas”? Alta do ICMS divide indústria nacional e sites estrangeiros
O que propõe o acordo UE-Mercosul, desejado por Lula e rejeitado por agricultores europeus
O ataque grotesco de Lewandowski à imunidade parlamentar
Marcos Pereira diz que anistia a réus do 8/1 não deve ser votada agora para não ser derrubada no STF