O estado de saúde do ex-vice-presidente da República José Alencar continuou evoluindo positivamente nesta segunda e ele voltou a se alimentar, embora continue internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. De acordo com o médico oncologista Paulo Hoff, do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, a situação do ex-vice continua "muito delicada", mas a melhora desde que foi internado na última quarta-feira com uma perfuração intestinal permitiu a volta da alimentação.
"Ele está tomando caldinho", disse o médico, um dos principais integrantes da equipe que assiste Alencar.
Nesta segunda, segundo Hoff, dois ministros do governo da presidente Dilma Rousseff estiveram visitando o ex-vice pela manhã, mas ele não quis revelar os nomes porque não sabia "se deveria". Ainda segundo o oncologista, amanhã será feita uma avaliação clínica do paciente para checar suas condições de deixar a UTI e ir para um quarto do hospital.
"Ele está em uma situação em que a gente considera seriamente a possibilidade de mandá-lo para um quarto. Mas só vamos ter certeza amanhã. Mas é importante ressaltar que o quadro dele é delicado, que é preciso ser reavaliado todos os dias. É difícil fazer uma previsão com muita antecedência", disse.
Na avaliação de Paulo Hoff, a evolução geral do estado de saúde de Alencar é positiva. "A evolução é pequena, mas ela está acontecendo. Certamente está evoluindo de uma maneira positiva em comparação ao que poderia se esperar de um quadro de perfuração (intestinal), como ele se apresentou", frisou.
José Alencar, de 79 anos, está internado no Sírio-Libanês desde a quarta-feira, depois de constatada uma perfuração intestinal, motivada pelo câncer no abdômen, contra o qual luta há 13 anos.
Uma das visitas que ele recebeu nesta segunda foi do ex-deputado José Genoino (PT-SP), que deve assumir uma assessoria especial ao ministro da Defesa, Nelson Jobim, ainda este mês. De acordo com Genoino, a conversa com Alencar foi muito animada e um dos assuntos abordados foi a despedida de Ronaldo Fenômeno do futebol.
"Falei para ele que o Ronaldo, quando se despediu, disse que a cabeça dele queria uma coisa e o corpo outra. Eu disse: 'José Alencar, a sua cabeça está muito lúcida, muito clara, com muita energia, e você está sentado nessa cadeira'. Foi isso que eu disse para ele", contou o ex-deputado.
Segundo Genoino, na conversa com Alencar, eles falaram também de política, do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidente Dilma Rousseff. "O José Alencar está lúcido, conversamos por uma hora e meia, uma conversa muito boa. Ele está animado, muito tranqüilo. Foi uma conversa muito boa, como ele sempre conversa, uma energia fantástica, uma lucidez de uma pessoa que concatena todas as idéias, todas as opiniões, acompanha todo noticiário. Conversamos sobre tudo, sobre política, dobre futebol, sobre a despedida do Ronaldo, falamos sobre o Lula, falamos da Dilma, dele, do PT, de como a gente se conheceu. Foi uma conversa muito boa, tranqüila, Fiquei muito feliz com o estado de saúde dele - revelou", disse.