Mesmo no hospital, o vice-presidente José Alencar assume a Presidência da República nesta quinta-feira, quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca para a Argentina. A informação foi confirmada pelo Palácio do Planalto. Alencar foi submetido a uma cirurgia no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para a retirada de um tumor na região posterior do abdomên, na terça-feira.

CARREGANDO :)

O estado de saúde de Alencar, de acordo com seu assessor pessoal, "é ótimo". Segundo o auxiliar, que o acompanha em São Paulo, Alencar deve deixar o hospital sexta-feira ou sábado.

- Ele vai assumir normalmente (a Presidência). Ele está lúcido e equilibrado - contou o assessor por telefone à Reuters.

Publicidade

Esta será a terceira interinidade de Alencar neste mês. Desta vez, Lula participa de reunião da cúpula do Mercosul em Córdoba, de onde retorna na tarde de sexta-feira. A interinidade de Alencar será de cerca de 24 horas, diz a Prasidência.

O assessor contou ainda que Alencar almoçou uma refeição tipicamente mineira nesta quinta-feira.

- Ele levantou, caminhou, fez fisioterapia e almoçou a comida de casa trazida para o hospital: arroz, feijão, angu e frango com quiabo.

A biópsia ainda não foi concluída. No boletim divulgado nesta tarde, os médicos do hospital voltaram a informar que o pós-operatório transcorre sem problemas. E acrescenta: ``O paciente apresenta recuperação satisfatória, caminha, alimenta-se normalmente e passa bem''.

A operação foi realizada pelos cirurgiões Raul Cutait e Miguel Srougi. Alencar tem ainda o acompanhamento de Roberto Kalil, mesmo médico do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Alencar, de 74 anos, é candidato à reeleição na chapa do presidente Lula.

Publicidade